Topo

Renato reage a críticos e blinda Grêmio para Gre-Nal: "Estamos muito bem"

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

21/01/2021 12h00

O Grêmio não vence há três jogos, perdeu a chance de encostar nas primeiras posições do Brasileirão e viu o rendimento oscilar em partidas recentes. Mas depois de empatar em 1 a 1 com o Atlético-MG, ontem à noite (20), em Porto Alegre, Renato Portaluppi liderou a reação às críticas ou contestações. A voz do treinador serve, também, para blindar o time às vésperas do primeiro Gre-Nal de 2021. O clássico gaúcho ocorre no domingo (24), às 16h (horário de Brasília), no estádio Beira-Rio.

Vai ser o sétimo clássico da atual temporada, mas com o lado vermelho envolvido em badalação muito maior do que antes. A goleada histórica por 5 a 1 diante do São Paulo, e a liderança do Nacional recuperada, turbinaram o time de Abel Braga. Por isso, o Gre-Nal ganha ainda mais peso. E em consequência, o Grêmio se fechou.

"Se melhorar, vai atrapalhar. Estamos muito bem. Estamos muito bem", respondeu Renato Gaúcho, quando questionado sobre o lado psicológico do elenco diante dos resultados recentes — empates com Fortaleza, Palmeiras e agora Atlético-MG.

Antes, na mesma entrevista, Renato afirmou que o Grêmio vive ótima fase — por estar na final da Copa do Brasil e no G6 do Brasileirão.

Na saída de campo, Maicon falou mais claramente sobre o rendimento do time. O volante disse que a equipe não jogou bem contra Palmeiras e Atlético-MG, especificamente no primeiro tempo, e ainda brincou sobre a constatação.

"Começamos a partida do Palmeiras e de hoje [quarta-feira], muito abaixo do que podemos apresentar. A gente sabe e não adianta ficar escondendo, até porque todo mundo está vendo", comentou. "Contra o Palmeiras, botamos a bola no chão e conseguimos o empate. Agora, quase viramos. Tem que ser esse espírito", acrescentou.

O Grêmio soma 51 pontos no Brasileirão. O time não perde há 16 rodadas, mas chegou ao 15º empate em 30 partidas disputadas no campeonato.