Topo

ANÁLISE

José Trajano: "O São Paulo mentiu para a gente, foi uma grande mentira"

Do UOL, em São Paulo

21/01/2021 04h00

Antes de ser eliminado da Copa do Brasil pelo Grêmio, o São Paulo chegava ao final de 2020 abrindo vantagem para os principais concorrentes e dando mostras de que poderia o embalo para confirmar o título nas rodadas seguintes e encerrar um incômodo jejum de 12 anos sem vencer o Campeonato Brasileiro, mas o time não venceu nenhuma das quatro partidas de 2021, foi goleado pelo Internacional no Morumbi por 5 a 1 e perdeu a liderança da competição.

No Fim de Papo, live pós-rodada do UOL Esporte — com os jornalistas Isabella Ayami, Menon e Alicia Klein —, José Trajano afirma que o time do São Paulo iludiu com o futebol apresentado no ano passado e que não apenas o técnico Fernando Diniz decepciona, como jogadores que estavam se destacando na campanha, agora não estão rendendo próximo do esperado.

"Eu acho que o São Paulo mentiu para a gente, o São Paulo foi uma grande mentira, porque se você analisar, nós estamos falando muito em cima do Fernando Diniz, que tem grande responsabilidade ou a maior responsabilidade, essa coisa desse jogo picadinho, saída de bola, não é de hoje que a gente fala isso. Aliás, hoje mostraram claramente que esse picadinho também é uma grossa mentira, porque os times conseguem ganhar do São Paulo ao contrário do picadinho, fazendo a bola sair de outra forma", diz Trajano.

"Não é só o Diniz que está esquisito que é um samba de uma nota só. O que aconteceu com o Gabriel Sara? O que aconteceu com o Brenner, o grande artilheiro? Sumiram, desapareceram nos últimos jogos completamente. O que aconteceu com o Igor Gomes, com o Vitor Bueno? É muito estranho o que acontece. Então o São Paulo foi uma mentira que a gente acreditou, mas eu digo, essa mentira pode se tornar verdade, porque o futebol tem essas coisas, o São Paulo não está fora da luta pelo título", completa.

Trajano ressalta que o título ainda é possível, já que o São Paulo é o segundo colocado em um campeonato com muito equilíbrio, mas considera que se avaliou de forma muito apressada o time do São Paulo quando os resultados apareceram e o que se mostra atualmente é que o time não era tão bom como parecia.

"Não sei se esse relacionamento de ficar gritando, xingando, ofendendo o tempo inteiro, se isso também é responsável por um cansaço, o jogador não aguenta mais ouvir, e talvez alguns jogadores que foram muito inflados, de repente o Brenner virou um dos maiores atacantes da história do futebol brasileiro, o Gabriel Sara a maior revelação dos últimos tempos. No futebol nós temos que ter um pouco de paciência para esperar se o cara vai vingar ou não. Só porque o cara teve três, quatro, cinco, seis partidas bem, fez alguns gols, o cara não vira um jogador de seleção brasileira, e estava acontecendo isso com o elenco do São Paulo", diz Trajano.

"Daniel Alves estava virando um grande armador, o Sara uma baita revelação, o Brenner um artilheiro como nunca se viu nos últimos tempos, fazendo a tabelinha com o Luciano, tipo Pelé e Coutinho, então é uma série de problemas que têm que ser tocados, resolvidos e eu não sei se dá tempo. Há tempo sim, porque o São Paulo não perdeu o campeonato ainda, o São Paulo perdeu a liderança de uma forma vergonhosa, ainda está no páreo, mas para ser campeão, vai ter que corrigir muita cosia, do Fernando Diniz ao ponta esquerda, agora, quem vai corrigir esse problema? O próprio Fernando Diniz?", conclui.

O Fim de Papo volta a ser apresentado nesta quinta-feira, com Luiza Oliveira, Renato Maurício Prado, Danilo Lavieri e Débora Miranda após o jogo entre Flamengo e Palmeiras e a partida entre Corinthians e Sport.