PUBLICIDADE
Topo

Futebol

Corinthians: Mancini tenta provar que goleada no Dérbi foi só um "acidente"

Vagner Mancini comanda o Corinthians durante goleada sofrida no clássico contra o Palmeiras  - Marcello Zambrana/AGIF
Vagner Mancini comanda o Corinthians durante goleada sofrida no clássico contra o Palmeiras Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Do UOL, em São Paulo (SP)

21/01/2021 04h00

Classificação e Jogos

O duelo do Corinthians contra o Sport hoje (21), às 21h (de Brasília), na Neo Química Arena, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro, vale muito mais do que os três pontos para se manter na briga por uma vaga na próxima edição da Copa Libertadores. O jogo serve também para o técnico Vagner Mancini provar que estava certo quando disse que a goleada sofrida para o Palmeiras por 4 a 0, na última segunda-feira (18), no Allianz Parque, foi apenas um acidente de percurso.

O treinador corintiano definiu dessa forma a goleada que quebrou uma invencibilidade de sete jogos do Corinthians na competição, com cinco vitórias e dois empates.

Até a goleada no Allianz Parque, torcedores e imprensa já discutiam que o Corinthians estaria brigando pelo título hoje caso Mancini tivesse chegado mais cedo ao clube. Vale ressaltar que, antes do tropeço para o arquirrival, o Timão havia goleado o Fluminense, um de seus concorrentes por uma vaga na Libertadores, por 5 a 0, na Neo Química Arena, na semana passada.

Após atropelar o Fluminense, Mancini chegou a ser questionado se o Corinthians já havia emplacado e era "mancinismo" e, inclusive, aceitou o termo — utilizado como descontração por torcedores e parte da imprensa.

Antes da goleada sofrida no clássico, o Corinthians parecia que havia encontrado a forma de jogar e a escalação ideal para a sequência da temporada. O Timão de Mancini joga no esquema 4-4-2, com duas linhas de quatro, mas com variações para o 4-4-1-1 e até 4-1-3-2.

O time titular começa a se consolidar com a seguinte formação: Cássio, Fagner, Jemerson, Gil, Fábio Santos; Gabriel, Cantillo; Gustavo Mosquito, Cazares, Otero; Jô. Vale ressaltar que Mateus Vital foi titular nos últimos jogos por conta da ausência de Otero, que se recupera de Covid-19.

No entanto, o duelo contra o Palmeiras colocou em dúvida a titularidade de alguns jogadores: casos de Jemerson, Gabriel, Cantillo, Mateus Vital e Jô.

Contra o Sport, Gabriel não joga, pois está suspenso. Xavier deve ser o substituto, mas Ramiro também é candidato forte a ficar com a vaga na noite de hoje. Na zaga, Gil, também suspenso, está fora. Bruno Méndez ganha nova oportunidade e pode ameaçar a titularidade da dupla atual. Isso porque o uruguaio cresceu bastante de produção sob o comando de Mancini.

Há também a possibilidade de Mancini escalar os dois: Xavier e Ramiro. Com isso, Cantillo e Mateus Vital podem perder vaga no time titular.

FICHA TÉCNICA:

CORINTHIANS x SPORT
Competição:
31ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 21/01/2021 (quinta-feira), às 21h (de Brasília)
Local: Neo Química Arena, em São Paulo (SP)
Árbitro: Anderson Daronco (Fifa/RS)
Auxiliares: Rafael da Silva Alves (Fifa/RS) e Michael Stanislau (RS)
VAR: Wagner Reway (PB)

CORINTHIANS: Cássio; Fágner, Bruno Méndez, Jemerson e Fábio Santos; Cantillo (Xavier) e Ramiro; Gustavo Silva, Cazares e Mateus Vital (Xavier); Jô. Técnico: Vagner Mancini

SPORT: Luan Polli; Raul Prata, Adryelson, Iago Maidana e Sander; Ronaldo Henrique, Marcão Silva, Betinho; Thiago Neves; Patric e Dalberto. Técnico: Jair Ventura

Futebol