Topo

Renato x Sampaoli já teve surpresa, troco e alfinetada. Agora vale 'a vida'

Everson e David Braz disputam bola pelo alto na partida entre Atlético-MG e Grêmio, pelo primeiro turno - Marcelo Alvarenga/ Foto FC / UOL
Everson e David Braz disputam bola pelo alto na partida entre Atlético-MG e Grêmio, pelo primeiro turno Imagem: Marcelo Alvarenga/ Foto FC / UOL

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

20/01/2021 04h00

Renato Portaluppi e Jorge Sampaoli vão se reencontrar hoje (20), em Grêmio e Atlético-MG, jogo da 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. Desde a chegada do argentino ao Brasil, os duelos foram marcados por surpresas em campo e até frase forte fora das quatro linhas. O treinador estrangeiro venceu mais, porém o time gremista foi quem fez jus ao status de ofensivo. Tricolor e Galo se enfrentam às 19h15 (horário de Brasília), na Arena do Grêmio.

Sampaoli surpreendeu o Grêmio de Renato na primeira rodada do Brasileirão de 2019. Em Porto Alegre, o Santos apareceu com três zagueiros e amarrou Cebolinha e companhia. O Peixe venceu por 2 a 1, e o próprio atacante disse que o time gaúcho não esperava o adversário daquele jeito. Portaluppi chegou a confirmar que havia dúvida, mas não admitiu surpresa.

"Nós sabíamos que o Santos iria jogar com três zagueiros, tínhamos essa dúvida e tanto é assim que dei preleção no vestiário. Depois do aquecimento falei com eles de novo. Se confirmou o que a gente previu. Isso se chama respeito pela equipe do Grêmio. O Santos nunca tinha jogado dessa forma, mudou esquema", respondeu Renato Gaúcho.

Em setembro daquele ano, Portaluppi falou de Sampaoli em entrevista ao jornal Zero Hora. "O Sampaoli vem fazendo um bom trabalho? Sim, o Sampaoli vem fazendo um bom trabalho. Aí eu te pergunto: ganhou alguma coisa? Não, pelo contrário, em todas as competições o Santos saiu", declarou o treinador do Grêmio.

Dias depois da declaração, o Grêmio foi à Vila Belmiro e aplicou 3 a 0 no Santos de Jorge Sampaoli. Com postura mais recuada, o time de Renato liquidou a partida na etapa final — com outras chances para ampliar o placar.

O Santos de Sampaoli terminou em segundo lugar no Campeonato Brasileiro, mas o argentino foi parar no Atlético-MG em 2020. E em Belo Horizonte, venceu o terceiro jogo contra o Grêmio de Renato Portaluppi. Foi em partida válida pelo primeiro turno: 3 a 1.

Em 2021, o quarto duelo vale muito para os dois lados. Os dois times estão com um jogo a menos em relação ao líder São Paulo e seguem na perseguição pela ponta da tabela. E quem vencer continua firme atrás de arrancada decisiva. Quem perder, vê o adversário direto ganhar força. O empate é ruim para os dois e, com isso, o histórico deve se confirmar. O encontro tem ingredientes para ser ofensivo.

Nos bastidores, Renato não indica nem animosidade ou apreço por Jorge Sampaoli. O ídolo gremista entretanto, já admitiu que gosta do jeito como jogam os times do argentino. Se quiserem, ambos tem a chance de conversar hoje.

FICHA TÉCNICA:

GRÊMIO x ATLÉTICO-MG
Competição
: Campeonato Brasileiro, 31ª rodada
Data: 20 de janeiro de 2021, quarta-feira
Horário: 19h15 (de Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Raphael Claus (Fifa/SP)
Auxiliares: Marcelo Carvalho Van Gasse (Fifa/SP) e Alex Ang Ribeiro (SP)
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP)

GRÊMIO: Vanderlei; Victor Ferraz, Geromel (Rodrigues), Kannemann e Diogo Barbosa; Matheus Henrique (Darlan), Lucas Silva, Alisson, Jean Pyerre e Pepê; Diego Souza. Técnico: Renato Gaúcho

ATLÉTICO-MG: Everson; Guga, Réver, Júnior Alonso e Guilherme Arana; Alan Franco, Allan e Hyoran; Savarino, Vargas e Keno. Técnico: Jorge Sampaoli