Topo

Fluminense

Por vaga na Libertadores, Flu se apega em boas lembranças contra o Coritiba

Fluminense de Fred enfrenta o Coritiba no Brasileirão; em 2009, camisa 9 marcou de bicicleta sobre o rival - Ralff Santos/Fluminense FC
Fluminense de Fred enfrenta o Coritiba no Brasileirão; em 2009, camisa 9 marcou de bicicleta sobre o rival Imagem: Ralff Santos/Fluminense FC

Caio Blois

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

20/01/2021 04h00

O Fluminense entra em campo hoje (20), às 20h30, no Couto Pereira, para enfrentar o Coritiba e iniciar uma sequência decisiva contra equipes da parte de baixo da tabela do Campeonato Brasileiro. Na luta por uma vaga na próxima edição da Copa Libertadores, o Tricolor se apega em boas lembranças com o rival desta noite.

Foi contra o Coxa, no primeiro turno, que o Flu aplicou sua maior goleada nesta edição do Brasileirão. O sonoro 4 a 0, no Nilton Santos, afastou uma crise que ameaçava começar no clube após a dolorosa eliminação na Copa do Brasil, e começou uma série invicta de oito jogos na competição que alçou a equipe, então comandada por Odair Hellmann, ao G4.

A partir dali, o Tricolor se solidificou na parte de cima da tabela e entrou de vez na disputa para voltar à Libertadores, competição que não disputa desde 2013 e que ninguém no clube esconde ser o objetivo maior da temporada. Mas não são só histórias recentes que o Fluminense relembra nesta noite no Alto da Glória.

5.dez.2013 - Meia Marquinho comemora gol que garantiu a permanência do Fluminense na primeira divisão no Brasileirão de 2009 - Photocamera - Photocamera
Em 2009, Fluminense empatou com o Coritiba encerrando histórica arrancada e rebaixou o rival à Série B
Imagem: Photocamera

No estádio do Coxa, o episódio mais emblemático com certeza é o ato final da histórica arrancada protagonizada pelo Flu em 2009, quando escapou do rebaixamento para a Série B com 11 jogos de invencibilidade — e rebaixou o Coritiba no ano de seu centenário. O autor do gol tricolor no empate por 1 a 1 foi Marquinho, hoje no Figueirense, mas o time ficou marcado pelo líder Fred, no primeiro grande momento com a camisa tricolor antes de se eternizar na galeria dos grandes ídolos das Laranjeiras.

Além da fuga do descenso que culminou no título brasileiro no ano seguinte, o camisa 9 ainda tem no rival uma lembrança especial: um golaço de bicicleta, em 2011, o de número 200 de sua carreira, e que rendeu até placa do clube.

Fred marcou golaço de bicicleta pelo Fluminense sobre o Coritiba em 2011 - Ralff Santos/Fluminense FC - Ralff Santos/Fluminense FC
Fred marcou golaço de bicicleta pelo Fluminense sobre o Coritiba em 2011
Imagem: Ralff Santos/Fluminense FC

Os mais velhos, entretanto, se lembram de outro grande momento do Fluminense contra o Coritiba: a goleada por 5 a 0 nas quartas de final do Campeonato Brasileiro de 1984, o segundo dos quatro títulos tricolores da competição. Essa é o placar mais elástico da história do mata-mata da competição nacional.

Depois de uma primeira fase irregular, o Tricolor empatara por 2 a 2 no Couto Pereira e o time de Carlos Alberto Parreira tinha dúvidas no ar. Rapidamente, Assis e Washington balançaram as redes, e ao abrir 2 a 0, o Flu viu o Coxa se desesperar. Bem armado, aproveitou as chances que teve e saiu com um histórico resultado do Maracanã, credenciando-se a disputar as semifinais contra o Corinthians. O Fluminense seria campeão sobre o Vasco, em outra final marcante.

Para o confronto de hoje à noite, o Flu terá uma única mudança na escalação: o lateral esquerdo Egídio entrará no time na vaga de Danilo Barcelos.

O Tricolor é o sétimo colocado do Brasileirão com 46 pontos e tenta se aproximar do G6, que pode virar G8 com a definição da final brasileira na Libertadores, entre Palmeiras e Santos, e da decisão da Copa do Brasil, envolvendo o mesmo Alviverde paulista e o Grêmio.

FICHA TÉCNICA:

CORITIBA x FLUMINENSE
Competição
: Campeonato Brasileiro, 31ª rodada
Data/Hora: 20/10/2020 (quarta-feira), às 20h30 (de Brasília)
Local: Curitiba, Paraná (PR)
Árbitro: Felipe Fernandes de Lima (MG)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (Fifa/MG) e Celso Luiz da Silva (MG)
VAR: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (MG)
Onde ver: Premiere e tempo real do Placar UOL

CORITIBA: Wilson; Natanel, Nathan Ribeiro, Sabino e Guilherme Biro; Hugo Moura, Nathan Silva, Matheus Bueno (Rafinha) e Sarrafiore; Robson e Pablo Thomaz (Neilton). Técnico: Júlio Sérgio.

FLUMINENSE: Marcos Felipe; Calegari, Luccas Claro, Matheus Ferraz e Egídio; Martinelli, Yago e Michel Araújo; Luiz Henrique, Lucca e Fred. Técnico: Marcão.

Fluminense