Topo

Como funciona o ranking que colocou Palmeiras como 2º melhor time do mundo

Jogadores do Palmeiras comemoram gol marcado contra o Corinthians em clássico do Brasileirão Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Colaboração para o UOL, em São Paulo

20/01/2021 16h33

A IFFHS (Federação Internacional de História e Estatística do Futebol) divulgou hoje o ranking anual dos melhores clubes do mundo levando em conta a temporada 2020. O Palmeiras ficou na segunda posição, à frente do PSG e atrás somente do Bayern de Munique. O Flamengo, que havia sido quarto colocado no ano passado, desta vez aparece em 18º.

Mas, afinal, como são calculadas as posições de cada time?

Para ordenar os melhores times de futebol do mundo em 2020, a IFFHS levou em conta um sistema de pontuação baseado no número de vitórias, empates e derrotas de cada clube na temporada. Cada campeonato tem um peso diferente: a Liga dos Campeões e a Libertadores, por exemplo, dão 14 pontos em caso de vitória e sete em caso de empate.

Os campeonatos nacionais são divididos em níveis, de 1 (mais fraco) até 4 (mais forte), baseado em outro ranking anual também construído pela IFFHS que mede a força dos torneios de cada país. O Brasileirão é considerado nível 4, assim como os principais campeonatos da Europa, como o Inglês, Espanhol, Italiano e Francês. O Argentino e o Colombiano, por exemplo, também são do nível 4; o Alemão, por sua vez, é nível 3.

Nos campeonatos nível 4, cada vitória vale quatro pontos, e cada empate, dois. Também são contabilizadas as vitórias nas copas nacionais (no caso do Palmeiras, a Copa do Brasil), com um sistema de pontos mais baixo.

É importante notar que o ranking da IFFHS não dá um bônus de pontuação para times que são campeões ou que chegam até determinada fase de uma competição. Apenas os pontos ganhos por cada vitória ou empate, de acordo com o peso de cada torneio, são contabilizados na lista.

Veja o top 10 dos melhores times do mundo em 2020:

  1. Bayern de Munique
  2. Palmeiras
  3. PSG
  4. Inter de Milão
  5. Manchester City
  6. Milan
  7. Juventus
  8. Sevilla
  9. Manchester United
  10. Arsenal

Veja os brasileiros no ranking:

2º - Palmeiras
16º - Grêmio
18º - Flamengo
20º - Internacional
32º - Santos
44º - São Paulo
93º - Athletico-PR
113º - Bahia
138º - Vasco
147º - Atlético-MG
190º - Corinthians
198º - Fluminense
230º - Ceará
264º - Fortaleza
332º - Atlético-GO
372º - Red Bull Bragantino.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Como funciona o ranking que colocou Palmeiras como 2º melhor time do mundo - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Futebol