Topo

Brasileirão - 2020

Vitória contra o Grêmio vale segunda melhor sequência do Atlético-MG no BR

Maior sequência de vitórias do Galo no Brasileiro aconteceu justamente contra os adversários atuais no primeiro turno - Pedro Souza/Atlético-MG
Maior sequência de vitórias do Galo no Brasileiro aconteceu justamente contra os adversários atuais no primeiro turno Imagem: Pedro Souza/Atlético-MG

Guilherme Piu

Do UOL, em Belo Horizonte

19/01/2021 04h00

A vitória do Atlético-MG sobre o xará goianiense, no último domingo (17), somada ao tropeço empate do São Paulo com o Athletico, aumentou a esperança dos atleticanos na busca pelo tão sonhado título do Campeonato Brasileiro. Além de diminuir a distância para quatro pontos para os paulistas, o Galo aumentou suas chances de conquistar o Nacional, de acordo com as estatísticas. Vale ressaltar que o Internacional é o segundo colocado e, assim como o time do Morumbi, tem uma partida a mais também que os mineiros. O foco agora é o Grêmio, rival de amanhã (20), em Porto Alegre.

Segundo o departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Atlético-MG soma agora 21% de chance de levantar o caneco, que há quase 50 anos não entra na sala de troféus do clube. Para tentar evitar que se comemore bodas de ouro pela falta desse título, a equipe de Jorge Sampaoli sabe o quanto o próximo compromisso é importante

Se vencer o Grêmio, amanhã (20), na Arena do Grêmio, pela 31ª rodada, além de não deixar os adversários diretos se distanciarem, o Atlético-MG registrará sua segunda melhor sequência invicta na atual edição do Brasileiro. Serão três vitórias e um empate, uma vez que já bateu Coritiba e Atlético-GO e empatou com o Red Bull Bragantino.

Apresentando uma irregularidade que incomoda o torcedor e também a comissão técnica, o Galo há muito tempo não emplaca uma boa sequência de resultados. Sua melhor série de vitórias até agora aconteceu entre a 10ª e a 13ª rodada, quando somou triunfos consecutivos em cima do Bragantino, Atlético-GO, Grêmio e Vasco. A mesma sequência de agora, que, naquela época, levou o time à liderança do Brasileiro.

Após vencer o xará goiano, o equatoriano Alan Franco ressaltou o quanto o duelo com o Tricolor Gaúcho será importante para os anseios atleticanos na sequência do Brasileirão.

"Foi uma vitória muito importante para nos manter na luta pelo título. Agora, contra o Grêmio, vai ser uma final entre todas que teremos pela frente. Esperamos estar à altura desse compromisso. Ganhar é muito importante para seguir na luta pelo título. Temos que ser inteligentes, pois os três pontos são muito importantes para nós. Temos de fazer nosso jogo e o nosso trabalho para conseguir os três pontos", declarou o meio-campista.

Vice-campeão do Brasileiro com o Santos no ano passado, o técnico argentino Jorge Sampaoli renova suas esperanças quanto ao desempenho de sua atual equipe na reta final da competição.

"Um jogo importante, que nos dá a possibilidade de acreditar nesta reta final, sabendo que, de agora pra frente, temos jogos muito seguidos, com rivais diretos. Vai ser complicado, tão difícil quanto motivador. Temos que potencializar o que o time fez [no último domingo] e pensar que cada jogo será uma final", disse o argentino.