Topo

Jael rescinde no Japão e planeja volta ao Brasil. Grêmio tem preferência

Centroavante estava no FC Tokyo desde 2019 e agora espera por propostas - Lucas Uebel/Grêmio
Centroavante estava no FC Tokyo desde 2019 e agora espera por propostas Imagem: Lucas Uebel/Grêmio

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

19/01/2021 16h03

Jael está livre no mercado da bola. O centroavante rescindiu contrato com o FC Tokyo, do Japão, e planeja voltar a atuar no futebol brasileiro. O Grêmio, clube de onde saiu para atuar na Ásia, tem preferência pela identificação construída entre 2017 e 2019. A diretoria ainda não entrou em contato com o jogador.

Aos 32 anos, Jael está em Cuiabá à espera de propostas. A ideia é ficar no Brasil, mesmo.

"Já joguei fora do país em quatro oportunidades, com quatro culturas diferentes, e agora voltei para ficar. Estou descansando, cheguei faz poucos dias e ainda estou com fuso horário lá do Japão, mas quem sabe logo, logo já tenha algo definido", disse ao UOL Esporte.

A rescisão, informada primeiramente pelo globoesporte.com, foi assinada na semana passada. O clube japonês havia emprestado Jael ao Matsumoto Yamaga em 2020 e houve comum acordo pela saída antecipada. O vínculo era até 2022.

"Várias coisas me fizeram rescindir lá. Nem quero entrar nos detalhes, sabe? Foram dois anos bem duros, muito difíceis de forma geral, e agora no começo de janeiro chegamos a um acordo e foi a melhor coisa que fizemos. Foi a melhor decisão para minha vida. Eu aprendi muita coisa no tempo lá, mas o que me motivou foi voltar a jogar em alto nível. Estou voltando ao Brasil para me sentir como um atleta profissional de verdade de novo", comentou o ex-jogador de Sport e Flamengo.

O Grêmio contratou Jael em 2017, quando o jogador também estava livre no mercado da bola depois de deixar o Joinville. O nome foi indicado por Renato Gaúcho. Com lesão no joelho, o centroavante ficou fora de grande parte da temporada, mas voltou na reta final da Copa Libertadores e foi decisivo. O atacante participou da jogada que terminou em gol de Cícero, no primeiro jogo da final contra o Lanús-ARG.

Em 2018, Jael virou titular e esteve perto de protagonismo em um time que tinha Arthur e Maicon juntos e Everton Cebolinha iniciando jornada como personagem da equipe. Em 2019, com a chegada de Diego Tardelli, o então camisa 9 foi negociado. Os gols e títulos fazem o time de Porto Alegre ter vantagem, se houver interesse.

"A torcida já começou a me mandar mensagem. Muitas (risos). Eu estou bem tranquilo sobre propostas, ofertas. O Grêmio não me procurou ainda. Se for para acontecer, a gente senta e olha tudo com respeito e admiração. Carinho. Foi uma história linda no Grêmio e isso sempre vai ser levado em conta", garantiu.