Topo

Corinthians

Um turno após a queda de Tiago Nunes, Corinthians reencontra o Palmeiras

No primeiro turno do Brasileirão, Corinthians foi derrotado em casa para o Palmeiras em partida que marcou a queda de Tiago Nunes  - Ettore Chiereguini/AGIF
No primeiro turno do Brasileirão, Corinthians foi derrotado em casa para o Palmeiras em partida que marcou a queda de Tiago Nunes Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

Yago Rudá

Colaboração para o UOL, em São Paulo

18/01/2021 04h00

Nesta segunda, às 19h, o Corinthians tem um desafio pela frente: encarar o Palmeiras, no Allianz Parque, em partida atrasada da 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. O rival foi o algoz do Alvinegro na final do Paulistão desta temporada e o responsável pela queda do técnico Tiago Nunes, em setembro. Hoje, em plena ascensão sob o comando de Vagner Mancini, o Timão chega motivado para o Dérbi.

No confronto do primeiro turno, na Neo Química Arena, o Palmeiras não tomou conhecimento do Corinthians, aproveitou-se das expulsões de Fagner e Danilo Avelar, e saiu de Itaquera com uma convincente vitória, por 2 a 0. O rendimento da equipe naquela noite foi determinante para a demissão de Tiago Nunes - que já vinha balançando no cargo - logo no dia seguinte.

Naquela ocasião, o então presidente Andrés Sanchez chegou ao entendimento de que o treinador havia perdido a confiança do elenco e de que o trabalho não estava sendo desempenhado conforme o planejado no início de 2020. Com o interino Dyego Coelho no comando, em sete rodadas no Brasileirão, o cenário praticamente não mudou.

Atualmente, a situação é animadora. O Corinthians apostou em Vagner Mancini, o treinador resgatou a confiança do elenco e a equipe está em alta, com sete jogos de invencibilidade e uma das melhores campanhas do segundo turno do Brasileirão.

O Alvinegro chega para o confronto com 42 pontos e com a possibilidade real de se aproximar do grupo de classificação para a Copa Libertadores da próxima temporada. Embora o momento do Palmeiras seja melhor, o clube do Parque São Jorge também chega confiante para o Dérbi e vê o clássico como parelho, mesmo com o mando sendo do rival.

"Acho que os times chegam iguais. Os dois vivem boa fase. O Palmeiras está na final da Copa do Brasil, da Libertadores, é óbvio que vamos enfrentar uma equipe que está numa grande temporada. O Corinthians se recuperou ao longo da temporada. Mas chegam iguais. É um Dérbi, um jogo que envolve muita rivalidade acima de tudo, do nosso lado a gente vai tentar de todas as formas fazer um grande jogo e sermos merecedores daquilo que queremos", disse o técnico Vagner Mancini ao ser questionado sobre a expectativa para o clássico.

Depois de perder o estadual para o Palmeiras nos pênaltis e ver o rival derrubar seu treinador exatamente um mês após o vice-campeonato, o Corinthians tem a oportunidade de demonstrar - em grande estilo - sua volta por cima na temporada. O favoritismo no clássico está com o Alviverde, que vive grande fase e não descarta a possibilidade de título também no Campeonato Brasileiro, mas o Timão pode frear a ascensão palmeirense e ainda se consolidar sob o comando de Vagner Mancini.

Corinthians