Topo

ANÁLISE

Juca: "Não acredito mais no São Paulo. Flamengo pode iniciar arrancada"

Do UOL, em São Paulo

18/01/2021 11h54

O São Paulo voltou a tropeçar na 30ª rodada do Campeonato Brasileiro e viu a distância para Internacional e Atlético-MG diminuir, além da possibilidade de times como Palmeiras e Flamengo também reduzirem a distância com os jogos da noite de hoje, o time alviverde no clássico diante do Corinthians, no Allianz Parque, enquanto o Rubro-negro encara o Goiás, em Goiânia. Do outro lado da classificação, o Vasco volta a perder e reabilita o Coritiba, enquanto o Botafogo se afunda na lanterna com 10 derrotas em 11 jogos no segundo turno, podendo fazer companhia ao Cruzeiro, que já não tem chances de acesso à Série A de 2021.

No podcast Posse de Bola #92, os jornalistas Arnaldo Ribeiro, Eduardo Tironi, Juca Kfouri e Mauro Cezar Pereira analisam a disputa equilibrada pelo título do Campeonato Brasileiro, que tem seis times destacados e uma semana de confrontos diretos, as patinadas do São Paulo de Fernando Diniz, a série de vitórias do Inter e a tentativa de recuperação do Flamengo após duas derrotas seguidas.

Para Juca Kfouri, dado o equilíbrio e a dificuldade em apontar um favorito ao título, o Flamengo tem a possibilidade de se recolocar forte na briga e pode aproveitar da qualidade de seu elenco para uma retomada a partir do jogo com o Goiás para ser novamente campeão, e o São Paulo parece estar vivendo um trauma na reta final.

"É praticamente impossível apontar um favorito na reta final para ser campeão, mas eu vou voltar ao meu velho candidato desde o início, eu tenho para mim que o Flamengo hoje à noite na Serrinha começa a sua trajetória para ser campeão. Porque é quem tem o melhor time, é quem está mais descansado em relação, por exemplo, a Palmeiras e Grêmio, que são dois times também que ainda podem beliscar", diz Juca.

Com sua distância que chegou a sete pontos na liderança reduzida a apenas um para o vice-líder Internacional e com o confronto direto na quarta-feira, no Morumbi, na primeira possibilidade de perder a primeira posição, o jornalista já não acredita no título do São Paulo, embora ainda tenha dúvidas em relação ao que pode fazer o Inter.

"Eu não acredito mais no São Paulo, infelizmente, não acredito depois do que o São Paulo fez ontem, principalmente no primeiro tempo e a insistência com o Daniel Alves, que realmente parece estar dando os seus últimos suspiros, o canto do cisne. Não vejo no futebol do Inter competência para ser campeão brasileiro, apesar de ontem ter sofrido, ter feito dois gols de cara, está com espírito de campeão", afirma Juca.

"Eu fico olhando e fico pensando. Eu tenho essa tese que o São Paulo se amarra no pânico, no medo de ser feliz, no trauma da fila. Aí penso com meus botões, que são poucos, mas fila por fila, a do Galo é muito maior, vai para 50 anos, a do Inter para 41, o São Paulo está 12 anos que não ganha o Campeonato Brasileiro, então trauma muito maior deveria ter o Galo, deveria ter o Inter. Está bom, eles foram campeões recentes em outras taças importantes e o São Paulo não", completa.

Com base em uma tese do técnico Pep Guardiola, do Manchester City, de que se ganha um campeonato de pontos corridos nas últimas oito rodadas, Juca vê uma disputa muito aberta e o Flamengo vivo.

"Eu te diria que o campeonato está abertíssimo, claro, é evidente, todos esses cinco ou seis podem acabar sendo campeões, mas alguma coisa me diz que hoje o Flamengo começa a sua campanha, começa aquela reta em que o Pep Guardiola diz que é quando se ganha o título, nas oito ultimas rodadas", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter). A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts.

Você pode ouvir o Posse de Bola em seu tocador favorito, quando quiser e na hora que quiser. O Posse de Bola está disponível no Spotify e na Apple Podcasts, no Google Podcasts e no Castbox . Basta buscar o nome do programa e dar play no episódio desejado. No caso do Posse de Bola, é possível ainda ouvir via página oficial do UOL e YouTube do UOL. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.