Topo

Inter pega Juve buscando interromper hegemonia e voltar a um passado feliz

Inter de Milão conquistou o Campeonato Italiano cinco vezes seguidas antes do atual domínio da Juventus - New Press/Getty Images
Inter de Milão conquistou o Campeonato Italiano cinco vezes seguidas antes do atual domínio da Juventus Imagem: New Press/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

17/01/2021 04h00

O "Dérbi da Itália" vale mais do que três pontos para a Inter de Milão. É o primeiro passo na missão de destruir um império que domina o Campeonato Italiano há nove temporadas. O fim da hegemonia da Juventus é a chance que a equipe de Antonio Conte precisa para voltar aos tempos em que ela era dominante. E isso começa com uma vitória hoje (17), no San Siro.

"A Juventus tem vencido por muito tempo. Nossa jornada começou no ano passado, com a chegada do treinador (Antonio Conte). E agora vamos tentar colocá-los em dificuldade. Queremos crescer", diz o zagueiro Alessandro Bastoni, que não nega o favoritismo alvinegro. "O domínio deles tem durado por um longo tempo".

Saiba como assistir a grandes jogos do Campeonato Italiano ao vivo com o EI Plus! Experimente agora com o UOL Esporte Clube!

Uma vitória da Inter de Milão faria com que a equipe abrisse nove pontos de vantagem para a Juventus na liderança do campeonato, com uma partida a mais. Por mais que Milan e Roma também estejam nessa briga, todos parecem saber que o adversário a ser derrotado é a soberana Juventus.

"Acredito que nenhum time na Itália conseguiu superar a diferença em relação à Juventus. Repito, eles seguem dominando por anos, trocando o elenco, rejuvenescendo. Nesta temporada, vieram Chiesa, Morata, McKennie e Kulusevski. É preciso reconhecer que tivemos grande evolução, mas esse vão ainda não foi preenchido. Mas estamos chegando perto", disse o técnico Antonio Conte, em entrevista coletiva.

Na última vez que a Juventus deixou um vão no Campeonato Italiano, a Inter de Milão montou seu período de domínio. Com a rival na Série B após o escândalo de manipulação de resultados, a Inter foi campeã nacional cinco vezes consecutivas: 2005/06, 2006/07, 2007/08, 2008/09 e 2009/10. Desde então, o Milan ficou com o troféu em 2010/11 e a Juventus ergueu a taça nas nove edições seguintes.

Preparando-se para o seu primeiro "Dérbi da Itália", Pirlo participou de cinco das nove conquistas da Juventus ainda como jogador. Agora, sabe que uma derrota deixaria a busca pelo seu primeiro título como treinador bastante complicada.

"Quando enfrentamos grandes times estamos sempre focados, porque sabemos que não podemos errar. Os jogos agora são difíceis, devem ser jogados nos menores detalhes".

A partida entre Inter de Milão e Juventus acontecerá às 16h45 (de Brasília), com transmissão da TNT. Você pode acompanhar por meio do UOL Esporte Clube.