Topo

Atlético-MG

Mesmo em baixa, Atlético-MG tem melhor aproveitamento em dez rodadas no G4

Melhor mandante, Galo tenta somar pontos para retomar posições na classificação do Brasileiro - Bruno Cantini/Atlético-MG
Melhor mandante, Galo tenta somar pontos para retomar posições na classificação do Brasileiro Imagem: Bruno Cantini/Atlético-MG

Guilherme Piu

Do UOL, em Belo Horizonte

16/01/2021 04h00

O Atlético-MG segue em busca da retomada de pontos na tentativa de se aproximar da liderança do Campeonato Brasileiro, hoje ocupada pelo São Paulo, que tem 56 pontos. Com seis pontos a menos e na terceira colocação, o Galo, contando apenas as últimas dez rodadas da competição, tem o melhor aproveitamento entre os times do G4.

Dos quatro primeiros colocados o Atlético-MG e o Flamengo não fecharam dez partidas no intervalo analisado pelo UOL Esporte. Por causa dos jogos da Copa Libertadores e da Copa do Brasil, partidas contra Santos e Grêmio, de mineiros e cariocas, respectivamente, tiveram suas datas alteradas.

Em nove jogos a equipe de Jorge Sampaoli, mesmo mostrando certa irregularidade, tem 66,7% de aproveitamento (cinco vitórias, três empates e uma derrota). O São Paulo tem 63,3% de desempenho (seis vitórias, um empate e três derrotas), seguido do Internacional com 60% (cinco vitórias, três empates e duas derrotas) e Flamengo com 51,85% (quatro vitórias, dois empates e três derrotas).

Amanhã (17), o Atlético-MG enfrenta o Atlético-GO, às 18h15, no Mineirão, pela 30ª rodada do Brasileirão, e tentará mais uma vez diminuir a distância para os dois melhores colocados. Por isso, vai secar o Tricolor paulista contra o Athletico e o Internacional, que pega o Fortaleza.

Paulistas e gaúchos têm um jogo a mais que o Atlético-MG e quanto mais pontos somar até que iguale a quantidade de partidas na tabela, o Galo aumenta suas chances de título, hoje na casa dos 11,8%, de acordo com o departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

"Vamos sempre buscar a vitória dentro ou fora de casa. A gente tem essa metodologia de jogo. A gente poderia ter encurtado a distância para o São Paulo, com uma rodada a menos na competição, mas só conseguimos um ponto [contra o RB Bragantino]. Esses dez últimos jogos do campeonato são muito difíceis, pois todas as equipes têm suas pretensões. Agora é trabalhar para conquistarmos o maior número de vitórias possível para brigarmos pelo título. A reta final é sempre muito difícil, então temos de minimizar os erros. A gente saiu fortalecido desse jogo. Enfrentamos uma equipe qualificada e fizemos um jogo", comentou o goleiro Everson.

Atlético-MG