Topo

Mundial de Clubes - 2020

Mundial de Clubes: time da Oceania desiste de participar do torneio

Camisa do Auckland City, da Nova Zelândia; time alegou problemas para cumprir regras do governo em torno da pandemia - Reprodução/Twitter
Camisa do Auckland City, da Nova Zelândia; time alegou problemas para cumprir regras do governo em torno da pandemia Imagem: Reprodução/Twitter

Do UOL, em São Paulo

15/01/2021 08h29

O Auckland City, time da Nova Zelândia e representante da Oceania no próximo Mundial de Clubes 2020, desistiu de participar da competição.

Segundo a Fifa, o clube informou que o motivo da ausência no torneio é a pandemia do coronavírus. Não haverá substituto, portanto, o Al Duhail (do atacante Dudu), adversário direto da equipe na 1ª fase, avança automaticamente.

"Apesar dos intercâmbios regulares da Fifa com o clube, o futebol neozelandês e a OFC (Confederação de Futebol da Oceania) nos últimos dias, as exigências das autoridades neozelandesas em relação ao isolamento e quarentena vão além da competência da Fifa e, portanto, não foi possível chegar a uma solução", informou a entidade.

Em comunicado, a Fifa afirmou que "implementará um protocolo médico e de segurança abrangente, fornecendo as salvaguardas necessárias para proteger a saúde e a segurança de todos os envolvidos na competição."

O Mundial vai começar no próximo dia 1° de fevereiro e contará com as seguintes equipes: Al Duhail, Al Ahly, Bayern de Munique, Ulsan Hyundai, Tigres e o vencedor da Libertadores (Palmeiras ou Santos).