Topo

Internacional

Inter planeja 2021 com investimento baixo e mira "oportunidades de mercado"

Abel Braga comanda o Inter de olho na disputa pelo título do Brasileiro - Ricardo Duarte/Inter
Abel Braga comanda o Inter de olho na disputa pelo título do Brasileiro Imagem: Ricardo Duarte/Inter

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

15/01/2021 04h00

O Internacional planeja investimento baixo em 2021. A direção que assumiu o clube em janeiro quer reduzir a folha de pagamento e apostar nas categorias de base. Desta forma, um gasto mais alto com reforços seria quase inviável e a meta é encontrar oportunidades de mercado.

Sob a bandeira de utilização de dados para aperfeiçoar os processos de contratação, a direção que assumiu o Inter no início do ano irá buscar atletas que possam agregar ao time sem custar caro. O projeto é abraçar "oportunidades", sempre adaptadas ao contexto de dificuldades financeiras do clube.

O Inter já não convivia com cofres cheios nos últimos anos. E o cenário ficou ainda pior em razão da pandemia de novo coronavírus em 2020. Sem a renda que poderia ser gerada pela presença de público nos estádios, o clube irá apertar ainda mais o cinto.

A meta é reduzir a folha de pagamento para valor próximo a R$ 8 milhões mensais. A lista de contratos mais altos já teve uma baixa importante com a saída de D'Alessandro, que foi para o Nacional, do Uruguai. O volante Damián Musto, cujo empréstimo acabou em dezembro, também deixou a relação de pagamentos mensais.

E ao invés de ocupar os espaços abertos com novos atletas, o departamento de futebol irá, primeiro, avaliar com atenção os egressos da base. A meta é ter aproximadamente 40% do elenco formado por jogadores vindos das categorias inferiores, com participação efetiva deles no grupo.

Imaginar um investimento mais alto, ou mesmo disputa por jogadores que atraem os holofotes do mercado, hoje, se mostra fora dos planos do Colorado, ainda que a direção não descarte publicamente esta chance.

Neste contexto, Taison, que negocia retorno ao futebol brasileiro, precisará reduzir bastante seu salário para atuar no Colorado. No entanto, o jogador já se mostrou disposto a se adaptar a tal realidade. Como informou o UOL Esporte, ele voltará para Ucrânia no início da próxima semana e seu estafe pretende conversar com a direção do clube para tratar de um possível pré-contrato, de olho no fim do vínculo com Shakhtar Donetsk, que ocorrerá no meio do ano.

A temporada 2021 ainda não é tratada abertamente no Inter. O tema, mesmo que esteja em pauta nos gabinetes, fica em segundo plano devido à disputa do título do Brasileirão. O Colorado entra na 30ª rodada da competição apenas três pontos atrás do líder, São Paulo. No domingo (17), o time gaúcho recebe o Fortaleza.

Internacional