Topo

Grêmio

Renato fica neutro em decisão da Libertadores e elogia Abel Ferreira

Renato Gaúcho elogiou Abel Ferreira e disse que o Grêmio fica neutro em final da Libertadores - Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Renato Gaúcho elogiou Abel Ferreira e disse que o Grêmio fica neutro em final da Libertadores Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Do UOL, em Porto Alegre

14/01/2021 12h34

Renato Gaúcho não tem preferência na final da Libertadores. Com adversário na decisão da Copa do Brasil envolvido, o Palmeiras, o comandante do Grêmio preferiu se manter neutro e usar seu tempo para observar o adversário.

"Ele (Abel Ferreira) faz um grande trabalho, é um jovem, inteligente, tem sabedoria suficiente para saber ganhar. Como o Santos, do meu amigo Cuca, também tem. O Palmeiras ganhando ou não, eu já falei, não faz diferença. O importante é o Grêmio se preparar. Se fosse contra um clube de fora do Brasil, eu torceria pelo Palmeiras, mas como é contra o Santos, os dois podem ganhar, são grandes clubes do futebol brasileiro. O Grêmio fica fora dessa e se preocupa com a final da Copa do Brasil", disse Portaluppi em entrevista coletiva durante o sorteio da final da competição.

A ordem dos jogos, aliás, desagradou o comandante. Renato preferia que a segunda partida fosse na Arena do Grêmio, mas o ex-atacante Paulo Nunes sorteou a bolinha com símbolo do Palmeiras, que irá determinar o campeão no Allianz Parque.

Os jogos estão marcados para os dias 11 e 17 de fevereiro e podem ser alterados caso o time paulista vença a Libertadores, que garantiria vaga no Mundial de Clubes. Esta é a influência da competição continental no duelo que envolve o Tricolor.

"Depois do Mundial de Clubes, se for o caso, poderiam vir com a confiança mais alta, mesmo que tivessem desgaste. O Palmeiras tem grandes jogadores, um grande plantel, é difícil falar. Tem lado bom e lado ruim. O mais importante é o Grêmio estar preparado, independente do Palmeiras ganhar a Libertadores ou não", explicou.

O treinador gremista quer usar o tempo para observar o adversário. Ainda que admita que o Grêmio já conhece o Palmeiras, e vice-versa, Portaluppi acha que sempre é positivo observar o trabalho do futuro oponente.

"É sempre bom ver o adversário jogar, sempre aprendemos a forma que o treinador monta sua equipe. A gente vai entendendo a forma que trabalha, e principalmente como tentaremos neutralizar suas principais jogadas. O Palmeiras tem grandes jogadores, o Abel faz um trabalho maravilhoso, e rapidamente. A cobrança aqui no Brasil é da noite para o dia, vemos muitos treinadores que chegam de fora sem tempo para trabalhar e que são mandados embora, isso nos chateia. Ele (Abel) conhece bem o Grêmio, nós conhecemos o Palmeiras, mas é sempre bom ver o adversário jogando", completou o técnico.

E Renato poderá ver bem de perto. Pela 30ª rodada do Brasileiro, amanhã, Grêmio e Palmeiras se enfrentam, na prévia da final da Copa do Brasil.

Grêmio