Topo

Fluminense

Flu enfrenta o Corinthians e tenta repetir 1º turno em 'jogo de 6 pontos'

Fred é esperança de gols do Fluminense contra o Corinthians pelo Campeonato Brasileiro - Mailson Santana/Fluminense FC
Fred é esperança de gols do Fluminense contra o Corinthians pelo Campeonato Brasileiro Imagem: Mailson Santana/Fluminense FC

Caio Blois

Do UOL, no Rio de Janeiro

13/01/2021 04h00

O Fluminense enfrenta o Corinthians hoje (6), às 21h30, na Neo Química Arena, em um 'jogo de seis pontos'. Concorrente direto na briga pelo G6 do Campeonato Brasileiro, o time paulista vive tabu contra o Tricolor, que tenta repetir a campanha do primeiro turno para voltar a disputar a Copa Libertadores na temporada 2021.

A invencibilidade do Flu sobre o Timão já dura seis jogos. São quatro vitórias e dois empates, ainda que as igualdades tenham classificado o time paulista na Copa Sul-Americana de 2019. Pelo Brasileirão, a equipe das Laranjeiras não perde desde abril de 2018.

Surpresa desta edição da principal competição nacional, o Tricolor encerrou o primeiro turno no G4, com 32 pontos. A boa performance, se não parece, é repetida até aqui na segunda parte da competição: com resultados diferentes no confronto, é claro, o Fluminense tem os mesmos 11 pontos nas nove primeiras rodadas, em sequência considerada a mais difícil da tabela do clube na disputa por uma vaga na Libertadores, competição que os cariocas não disputam desde 2013.

"É até clichê falar que é mais uma final. Mas é um jogo muito importante para a nossa posição na tabela. Temos falado demais sobre isso, é um jogo de extrema importância para a gente e estamos pensando nisso desde já. Estamos pensando nos pontos fortes dele, em melhorar o que estamos errando e estamos preparados para fazer um grande jogo lá", afirmou Hudson.

Apesar das 'coincidências', o Flu tem novidades. Destaque da equipe em 2020, Nenê começou 2021 no banco de reservas. Com a vitória no clássico sobre o arquirrival Flamengo, a mudança feita pelo técnico Marcão ganhou força internamente, em que pese a insatisfação do meia de 39 anos, que volta a ser relacionado — o jogador foi desfalque no Fla-Flu por conta de uma gastroenterite.

Por outro lado, Ganso, 'herói' do confronto entre as duas equipes em uma das vitórias tricolores em 2019, está fora. O camisa 10 fez uma cirurgia por conta de uma apendicite e é desfalque de última hora, assim como Marcos Paulo, com dores no pé, e Felippe Cardoso, suspenso. Todos, entretanto, são hoje reservas da equipe, que terá o retorno de Nino, liberado após cumprir suspensão automática. A comissão técnica ainda não decidiu se o zagueiro volta a ser titular ou se Matheus Ferraz será mantido ao lado de Luccas Claro no setor.

No confronto em Itaquera, o Tricolor segue com o auxiliar Ailton à beira do campo, já que Marcão ainda cumpre quarentena por testar positivo para Covid-19. Foi com o autor oficial do gol do título do Campeonato Carioca de 1995 que o Fluminense venceu pela primeira vez após a saída de Odair Hellmann para os Emirados Árabes. Em 2019, curiosamente, Marcão estreou como interino na equipe justamente na Neo Química Arena, e saiu com um empate sem gols.

FICHA TÉCNICA:

CORINTHIANS x FLUMINENSE
Data/hora: 13/01/2021 (quarta-feira), 21h30 (de Brasília)
Local: Neo Química Arena, em São Paulo (SP)
Onde assistir: TV Globo, Premiere e tempo real do Placar UOL
Árbitro: Rafael Traci (SC/Fifa)
Auxiliares: Henrique Neu Ribeiro (SC) e Thiaggo Americano Labes (SC)
VAR: Adriano Milczvisk (PR)

CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Gil, Jemerson e Fábio Santos; Gabriel, Cantillo, Mateus Vital, Cazares e Gustavo Mosquito; Jô. Técnico: Vagner Mancini.

FLUMINENSE: Marcos Felipe; Calegari, Matheus Ferraz (Nino), Luccas Claro e Danilo Barcelos; Yuri, Hudson, Yago e Michel Araújo; Wellington Silva e Fred. Técnico: Ailton.

Fluminense