Topo

Estudos táticos x falta de ritmo: como o Corinthians voltará ao Brasileiro?

Nenê encara a marcação dupla de Gabriel durante Fluminense x Corinthians no 1º turno - Jorge Rodrigues/AGIF
Nenê encara a marcação dupla de Gabriel durante Fluminense x Corinthians no 1º turno Imagem: Jorge Rodrigues/AGIF

Samir Carvalho

Do UOL, em São Paulo (SP)

13/01/2021 04h00

O Corinthians volta a campo no Campeonato Brasileiro hoje (13), às 21h30 (de Brasília), diante do Fluminense, na Neo Química Arena, pela 29ª rodada da competição, após não atuar desde 27 de dezembro, quando venceu o Botafogo, no Engenhão.

Foram 16 dias livres para se preparar para o duelo contra os cariocas. Segundo apurou o UOL Esporte, o técnico Vagner Mancini comemoraram a folga no calendário para aperfeiçoar o time, mas também lamentaram a falta de ritmo de jogo e, principalmente, a quebra de sequência de bons jogos.

O Timão vinha numa crescente no Brasileirão. Nos seis jogos de invencibilidade, são dois empates sem gols com Grêmio e Fortaleza e quatro vitórias — Coritiba (1 a 0), São Paulo (1 x 0), Goiás (2 x 1) e Botafogo (2 x 0). A última derrota ocorreu em 14 de novembro, diante do Atlético-MG por 2 a 1.

Existe a preocupação da comissão técnica de que o time possa perder o "embalo". Em contrapartida, Mancini e companhia aproveitaram para aprimorar os estudos táticos. O treinador utilizou o tempo para rever conceitos de jogo, analisar adversários e recuperar fisicamente atletas jogavam com mais frequência e já apresentavam desgaste.

Time

Para o duelo contra o Flu, o técnico Vagner Mancini não contará com dois titulares fundamentais taticamente na recuperação do time: Otero, que testou positivo para a Covid-19, e Ramiro, que cumpre suspensão. Em relação à vitória contra o Botafogo, o treinador deve realizar três mudanças, já que Cássio, recuperado de concussão, volta ao gol no lugar de Walter. Para a vaga de Otero, o mais cotado é Vital. Enquanto no lugar de Ramiro, o colombiano Cantillo assume a posição.

FICHA TÉCNICA:

CORINTHIANS x FLUMINENSE
Data/hora: 13/01/2021 (quarta-feira), 21h30 (de Brasília)
Local: Neo Química Arena, em São Paulo (SP)
Onde assistir: TV Globo, Premiere e tempo real do Placar UOL
Árbitro: Rafael Traci (SC/Fifa)
Auxiliares: Henrique Neu Ribeiro (SC) e Thiaggo Americano Labes (SC)
VAR: Adriano Milczvisk (PR)

CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Gil, Jemerson e Fábio Santos; Gabriel, Cantillo, Mateus Vital, Cazares e Gustavo Mosquito; Jô. Técnico: Vagner Mancini.

FLUMINENSE: Marcos Felipe; Calegari, Matheus Ferraz (Nino), Luccas Claro e Danilo Barcelos; Yuri, Hudson, Yago e Michel Araújo; Wellington Silva e Fred. Técnico: Ailton.