Topo

Time da Inglaterra é suspenso até junho por violar protocolos da covid-19

Estádio do Grimsby Town, time da quarta divisão inglesa - PA Images via Getty Images
Estádio do Grimsby Town, time da quarta divisão inglesa Imagem: PA Images via Getty Images

Colaboração para o UOL, em São Paulo

12/01/2021 17h08

O Grimsby Town, time que disputa a League Two (equivalente à quarta divisão na Inglaterra) foi multado e suspenso pela EFL (English Football League) após violar as regras de combate à pandemia da covid-19. O time teve três jogos adiados em função de casos da doença nos últimos meses.

A equipe foi multada em 4.480 libras (R$ 32,5 mil), além de ter sido suspensa até junho.

De acordo com a BBC, uma investigação descobriu que o protocolo de distanciamento social não foi respeitado no centro de treinamento do clube às vésperas das partidas adiadas, em setembro do ano passado. Entre as infrações, os jogadores teriam se reunido em áreas comuns para jogar dardos e também compartilharam carros.

Na avaliação dos responsáveis pela investigação, se os protocolos tivessem sido seguidos, apenas dois jogadores do clube teriam sido afetados pelo coronavírus.

"Honestamente, isso não deveria ter acontecido", disse Philip Day, presidente do Grimsby Town, à BBC.

"Estamos decepcionados porque, antes do retorno dos jogadores ao treinamento, estabelecemos protocolos que foram aprovados pela EFL e demos uma manhã inteira de treinamento à equipe e aos jogadores para garantir que estivessem totalmente familiarizados com o protocolo. Os protocolos existem para um propósito e devem ser cumpridos. Eles são todos adultos, mas às vezes você só precisa reforçar a mensagem repetidamente", acrescentou.

Além da multa, o Grimsby Town também terá que arcar com o custo da investigação, de 13 mil libras (R$ 94,6 mil), além de pagar os prejuízos causados às equipes que o time deveria enfrentar à época dos adiamentos.