Topo

Por que Corinthians vê empréstimo gratuito de Sornoza um "ótimo negócio"

Sornoza tem contrato com o Corinthians até o fim de 2022; equatoriano foi emprestado ao Tijuana - Marcello Zambrana/AGIF
Sornoza tem contrato com o Corinthians até o fim de 2022; equatoriano foi emprestado ao Tijuana Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Samir Carvalho

Do UOL, em São Paulo (SP)

12/01/2021 04h00

O Corinthians emprestou o meia Junior Sornoza de graça ao Tijuana, do México, recentemente. Apesar de críticas nas redes sociais por não receber nada pelo empréstimo, a nova diretoria do Alvinegro tem consciência de que fez a coisa certa.

O UOL Esporte apurou por que o Corinthians considera a transferência um "ótimo negócio". O primeiro argumento da cúpula alvinegra é que os mexicanos têm mais chances de comprar os direitos econômicos do jogador em definitivo em comparação aos clubes brasileiros e até da América do Sul, por exemplo.

Vale ressaltar que o meia Sornoza foi repassado ao Tijuana após retornar de empréstimo da LDU, do Equador, que não conseguiu exercer o direito de compra, fixado em US$ 5 milhões (cerca de R$ 27,4 milhões na cotação atual). Em seu país de origem, o meia fez 31 jogos oficiais, fez quatro gols e deu oito assistências em 2020.

Sobre não receber nada pelo empréstimo, o Corinthians alega nos bastidores que a vantagem é não precisar compor o salário do jogador com os mexicanos, o que seria quase impossível se o equatoriano fosse emprestado para clubes brasileiros.

Sendo assim, o Corinthians economiza 100% com o ordenado de Sornoza. Na maioria dos empréstimos de atletas aos times brasileiros, o Timão paga, no mínimo, metade do salário.

Além disso, o Corinthians entende que emprestado para o Tijuana, o clube não reforça nenhum rival do futebol brasileiro. Hoje, no Campeonato Brasileiro, o Alvinegro briga por uma vaga na próxima edição da Copa Libertadores da América.

Fora dos planos de Vagner Mancini, o meia de 26 anos tem contrato até o fim de 2022. Em 2019, Sornoza disputou 46 jogos oficiais pelo Timão, fez um gol e deu 11 assistências, além de conquistar o Campeonato Paulista. Aliás, o gol do título do Estadual de 2019, anotado por Vagner Love contra o São Paulo, contou com assistência do equatoriano — um belo lançamento quase do meio do campo.