PUBLICIDADE
Topo

Futebol

Quem é Carlos Vinícius, brasileiro autor de hat-trick pelo Tottenham

Carlos Vinícius, atacante brasileiro do Tottenham - Divulgação/Tottenham
Carlos Vinícius, atacante brasileiro do Tottenham Imagem: Divulgação/Tottenham

Do UOL, em São Paulo

11/01/2021 04h00

Sem nenhuma surpresa, o Tottenham avançou ontem (10) para a quarta fase da Copa da Inglaterra ao golear o Marine FC, da oitava divisão inglesa, por 5 a 0. Se o resultado confirmou as expectativas, o mesmo não se pode dizer sobre o destaque do jogo. Pouco conhecido por aqui, o "nômade" brasileiro Carlos Vinícius roubou a cena na equipe de José Mourinho ao marcar três gols.

Quem é Carlos Vinícius?

Natural de Bom Jesus das Selvas, no Maranhão, Carlos Vinícius chegou à base do Santos aos 17 anos, onde jogou no meio-campo e na zaga. Dois anos depois, se transferiu às categorias inferiores do Palmeiras. Lá, por convite do técnico Marcos Valadares, o jogador de 1,90m de altura passou a atuar no ataque.


Após deixar o Verdão, teve duas passagens sem grande destaque por Caldense e Grêmio Anápolis, onde esteve prestes a abandonar o futebol. Já no fim de seu contrato, porém, Carlos Vinícius se destacou ao marcar dois gols em uma partida contra a Aparecidense, despertando o interesse do Real Sport Clube, que atuava na segunda divisão portuguesa.

Em sua primeira temporada em solo português, o atacante rapidamente se destacou e, menos de seis meses após sua chegada, já com 12 gols marcados, assinou um contrato de cinco anos com o Napoli, da Itália. Como é de praxe na Europa, Carlos Vinícius não foi utilizado de imediato pelo clube italiano, que o emprestou para o Rio Ave.

Com 14 gols em apenas 20 partidas na primeira divisão portuguesa, o brasileiro chamou a atenção do Monaco, que em janeiro de 2019 o contratou por empréstimo. No principado, o jogador ajudou o clube a evitar o rebaixamento no Campeonato Francês. Seis meses depois, voltou a Portugal.

O destino da vez foi o Benfica, que adquiriu os direitos econômicos de Carlos Vinícius por 17 milhões de euros. Pelos encarnados, o jogador conquistou a artilharia do Campeonato Português na temporada 2019-20, com 18 gols em 32 jogos, sendo vice-campeão da liga e da copa local.

No início da atual temporada, indicado pela comissão técnica de Mourinho e agenciado pelo renomado empresário Jorge Mendes, Carlos foi cedido ao Tottenham por empréstimo para ser uma opção de reserva com características similares a Harry Kane -- altura, força e boa finalização.

Apesar de ter atuado em apenas nove jogos, somando 430 minutos em campo, o brasileiro já marcou seis gols -- ostentando uma expressiva média de um tento a cada 71 minutos. Além dos três marcados hoje (10), o jogador de 25 anos balançou a rede três vezes pela Liga Europa -- uma contra o Royal Antwerp, da Bélgica, e duas contra o Ludogorets, da Bulgária. A concorrência na equipe londrina é dura, mas o brasileiro tem deixado aproveitado bem as oportunidades dadas por Mourinho.

Mais sobre Tottenham 5 x 0 Marine FC

A special free kick from Lucas Moura #EmiratesFACup @SpursOfficial pic.twitter.com/Au5Di2apJQ

-- Emirates FA Cup (@EmiratesFACup) January 10, 2021

Além de Carlos Vinícius, o brasileiro Lucas Moura também deixou o dele na vitória dos Spurs, ao marcar de falta. O outro gol da noite foi anotado pelo jovem inglês Alfie Devine.

O Tottenham volta a campo na quarta (13), quando viaja a Birmingham para enfrentar o Aston Villa, às 17h15 (de Brasília). A equipe de Mourinho ocupa a quarta colocação do Campeonato Inglês, com 29 pontos, quatro a menos que o líder Liverpool, mas com um jogo a menos.

Futebol