Topo

Brasileirão - 2020

Atlético-MG empata com RB Bragantino e desperdiça chance de colar na ponta

Do UOL, em Belo Horizonte

11/01/2021 22h02

Foi no sufoco. O Atlético-MG se salvou no último minuto do jogo e garantiu um ponto na noite de hoje (11), no estádio Nabi Abi Chedid, ao empatar por 2 a 2 com o Red Bull Bragantino, na 29ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Com um pênalti no lance final da partida, marcado após consulta ao árbitro de vídeo, o Galo igualou o placar e salvou ao menos um ponto em um jogo que por pouco não terminou com a derrota. Os outros gols do jogo foram marcados por Ricardo Ryller e Edimar para o Massa Bruta, e Savarino para o Galo.

Com o resultado, o Atlético-MG chega a 50 pontos e se mantém na terceira colocação, distante seis pontos do líder São Paulo e três do segundo colocado, o Internacional. Porém, com um jogo a menos que paulistas e gaúchos.

O Galo agora volta a campo no próximo domingo (17) para enfrentar o Atlético-GO, às 18h15, no Mineirão, pela 30ª rodada. Já o RB Bragantino visita o Ceará, no Castelão, no mesmo dia, mas às 20h30.

Começo debaixo de muita chuva

O duelo no Nabi Abi Chedid começou em um momento de muita chuva em Bragança Paulista. Com o gramado molhado a bola corria bastante e acelerava o ritmo do jogo, que teve um Atlético-MG mais intenso nos minutos iniciais. Esse ímpeto ofensivo até indicava que o Galo poderia ser aquele time de forte pressão, agressivo e que empilhou vitórias no primeiro turno. No entanto, foi apenas uma impressão.

O jogo caiu bastante em qualidade e foi mais correria. O Atlético-MG tentava pressionar e o Red Bull Bragantino esticava bola longa com mais frequência, sem trabalhar a bola no chão, uma de suas características marcantes.

E essa foi a tônica da partida, que teve o Bragantino um time mais reativo, e o Atlético-MG mais propositivo, dando espaços ao adversário, que "soube sofrer" e aproveitar as fragilidades do time mineiro, que desperdiçou boa chance de se aproximar dos seus rivais na ponta da classificação.

Sampaoli explosivo novamente

O temperamento difícil e o estilo acelerado de Jorge Sampaoli entraram em cena mais uma vez no Campeonato Brasileiro. O treinador reclamou acintosamente de um lateral assinalado contra o Galo, após Keno não conseguir dominar a bola no lado esquerdo do ataque alvinegro — bem em frente ao banco de reservas do Atlético-MG —, e o argentino foi a loucura. A reclamação foi tão veemente que o árbitro Caio Max Augusto Vieira aplicou o cartão amarelo. O 11º do técnico no clube.

No fim do primeiro tempo o treinador esboçou uma discussão com o experiente lateral esquerdo Edimar, do Bragantino, que quase se tornou o algoz do Galo.

Quem foi bem: Edimar usou a experiência

O lateral esquerdo, com sua experiência, impediu os avanços do Galo pela direita, e ainda deixou sua marca em Bragança Paulista.

Quem foi mal: Keno desperdiçou muitas chances

O atacante do Galo não está em boa fase e errou praticamente tudo que tentou na partida. O jogador, que costumava ser uma boa válvula de escape pelas pontas, foi muito bem marcado pelo setor defensivo do Massa Bruta.

Cronologia do jogo:

Aos 45 minutos do primeiro tempo, Ricardo Ryller abriu o placar após aparecer no meio dos zagueiros do Atlético-MG e "triscar de cabeça" após cruzamento na área: 1 a 0.

Aos nove minutos do segundo tempo, Savarino aproveitou a bobeira da zaga do Massa Bruta e no chão empurrou para o fundo do gol de Cleiton: 1 a 1.

Aos 21 minutos do segundo tempo, o experiente lateral esquerdo Edimar venceu a disputa aérea com Junior Alonso e colocou o Bragantino em vantagem novamente: 2 a 1.

Aos 54 minutos do segundo tempo, Hyoran garantiu o empate cobrando pênalti, depois de Guilherme Arana sofrer a falra na área.

FICHA TÉCNICA

RB BRAGANTINO 2 X 2 ATLÉTICO-MG

Data: 11 de janeiro de 2021, segunda-feira
Horário: 20h (de Brasília)
Competição: Campeonato Brasileiro (29ª rodada)
Local: Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista (SP)
Árbitro: Caio Max Augusto Vieira (RN)
Assistentes: Alessandro Álvaro Rocha de Matos (Fifa/BA) e Jean Márcio dos Santos (RN)
Cartão amarelo: Cuello, Fabrício Bruno e Claudinho (BRA)

Gols: Ricardo Ryller (45' 1ºT), Edimar (21' 2ºT); Savarino (9' 2ºT) e Hyoran (52' 2ºT)

RB BRAGANTINO - Cleiton; Weverton (Ligger), Leo Ortiz, Fabrício Bruno e Edmar; Raul, Ricardo Ryller (Eric Ramires), Claudinho; Ytalo (Chrigor), Helinho (Bruno Tubarão) e Cuello (Morato). Técnico: Maurício Barbieri

ATLÉTICO-MG: Everson; Guga, Réver, Junior Alonso e Guilherme Arana; Allan (Nathan), Hyoran, Alan Franco (Jair); Savarino, Keno e Vargas (Eduardo Sasha). Técnico: Jorge Sampaoli.