Topo

Ceará

Artilheiro do Ceará, Vina coleciona melhores momentos em times nordestinos

Do UOL, em São Paulo

11/01/2021 04h00

O clima da região Nordeste parece fazer bem ao meia paranaense Vina. Já "rodado" no futebol brasileiro, ele coleciona bons desempenhos em todos os times nordestinos por que atuou: Náutico, Bahia e, atualmente, o Ceará.

No sábado (9), Vina completou um ano da sua contratação pelo Ceará e comemorou a data no dia seguinte, ontem (10), com o gol que abriu o caminho para a vitória do Vozão por 2 a 0 sobre o Flamengo.

Vina já balançou as redes 19 vezes desde que chegou ao Vozão. No Brasileirão, ele também já contribuiu com seis assistências. Este desempenho representa a melhor temporada do meia em sua trajetória profissional.

Revelado pelo Paraná em 2010, Vina não conseguiu ter muito sucesso em seu estado de origem. Passou pelos três grandes de Curitiba, sempre com poucos gols marcados. Após uma passagem conturbada pelo Fluminense, ainda ficou com fama de "baladeiro" entre os torcedores do Athletico-PR, clube que defendeu em 2016.

Pelos times nordestinos, a história é outra: o meia deixou boa impressão e bons resultados por onde passou. Foram duas passagens pelo Náutico, em 2014 e 2016, onde não chegou a levantar taças, mas deixou 14 gols marcados.

Após sua segunda passagem pelo Timbu, Vina foi para o Bahia, único time em que atuou por duas temporadas e onde, até então, apresentou o seu melhor futebol. Foi campeão baiano em 2018 e deixou o clube com um total de 16 gols marcados em 87 jogos.

De volta ao Sudeste, desta vez em Belo Horizonte, no Atlético-MG, Vina teve mais uma temporada discreta, com sete gols em 41 jogos. No dia 9 de janeiro de 2020 ele assinou por um ano com o Ceará, desta vez para ser o principal nome da equipe.

Foi assim na Copa do Nordeste, quando foi campeão e artilheiro da competição com cinco gols, e no Campeonato Cearense. Apesar de o Ceará ter perdido a final para o rival Fortaleza, Vina foi eleito o melhor meia do torneio.

Mas é no Brasileirão que Vina realmente vem chamando a atenção. Principal goleador do Vozão, o meia soma nove gols no campeonato, já colado com Keno, do Galo, que é o quinto colocado na artilharia com dez gols. Ele também é o meia com mais assistências na competição: seis no total.

O momento do Vina coincide com o desempenho positivo do Ceará no Campeonato. Atual nono colocado com 39 pontos, o Vozão é o único nordestino na zona de classificação para a Copa Sul-Americana.

O próximo compromisso de Vina no Brasileirão é no próximo domingo (17), em casa, contra o Red Bull Bragantino.

Ceará