Topo

Brasileirão - 2020

Inter vence o Goiás no Beira-Rio e fica a três pontos do São Paulo

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

10/01/2021 20h17

O Internacional fez o "dever de casa". Hoje (10), venceu o Goiás por 1 a 0, no Beira-Rio, pela 29ª rodada do Brasileiro, com gol de Praxedes. O resultado deixa o Colorado apenas três pontos atrás do São Paulo na disputa pela primeira posição.

O time paulista, mais cedo, perdeu o clássico para o Santos por 1 a 0, permanecendo com 56 pontos na classificação. Os gaúchos, agora, somam 53. Ambos os times têm o mesmo número de jogos disputados.

O Inter encara o Fortaleza na próxima rodada. O jogo será domingo (17), em Porto Alegre. Já o Goiás encara o Atlético-GO, quarta-feira (13), pelo Campeonato Goiano. No Brasileiro, o jogo seguinte será segunda-feira (18), contra o Flamengo.

Foi bem: Praxedes marca primeiro no time principal

O Inter tinha dificuldades para criar, mas isso não impediu o gol. Numa cobrança de escanteio, Praxedes, de 18 anos, subiu mais alto que a defesa e fez seu primeiro gol no time principal. "Fiquei muito feliz, meu primeiro gol no profissional, em casa. Fizemos um bom primeiro tempo, vamos escutar o Abel para melhorar no segundo e continuar com este placar", disse após a etapa inicial.

Foi mal: Caio Vidal não mantém boa fase

Caio Vidal foi um dos destaques da vitória do Inter sobre o Ceará, mas não manteve o mesmo ritmo. Errou diversas jogadas e acabou substituído no segundo tempo.

Artilheiro do Brasileiro não marca e sai lesionado

Ainda artilheiro do Brasileirão, apesar de ter passado longo período sem marcar pelo Inter, Thiago Galhardo não conseguiu repetir a presença no placar. No primeiro tempo, fez duas boas conclusões, uma de cabeça e outra num chute cruzado, quando acabou pisando errado em seguida e sentiu muitas dores na panturrilha esquerda. No intervalo, precisou ser substituído por Abel Hernández.

Thiago Galhardo deixa o campo após sentir a panturrilha durante partida contra o Goiás - Fernando Alves/AGIF - Fernando Alves/AGIF
Imagem: Fernando Alves/AGIF

O jogo do Inter: Muitos cruzamentos e gol de cabeça

O Internacional não teve muitas chances com a bola no chão. Sem conseguir articular pelo meio, as jogadas acabaram terminando sempre pelos lados. Choveram cruzamentos na área do Goiás, mas todos bem afastados pelo trio de zagueiros posicionado por Glauber Ramos. A única vez que o setor defensivo não superou os atacantes foi num escanteio, quando Praxedes colocou na rede. No segundo tempo, o Inter tratou de se defender e tentar explorar espaços deixados pela busca do rival pelo empate.

O jogo do Goiás: Defesa firme e gol anulado

O Goiás tinha por determinação defender. Desde o começo do jogo, a equipe visitante evitou avanços em demasia e tratou de bloquear as ações do Inter. Empilhou jogadores nas cercanias de sua área e esteve bem durante quase todo jogo. Falhou esporadicamente, e foi penalizado por isso. Numa das raras vezes que foi ao ataque com força, até marcou, mas o gol de Rafael Moura foi anulado por impedimento. No segundo tempo, o Goiás saiu mais para tentar o empate e assustou bastante, mas na mesma proporção deu espaços para contra-ataques do Inter.

Novo modelo nas redes

O jogo contra o Goiás foi reestreia do modelo "véu de noiva" nas redes dos gols do Beira-Rio. Foi com o estilo "mais solto" que o Colorado conquistou suas principais taças no estádio. A partir da reforma para Copa do Mundo de 2014 ele não era mais adotado. O primeiro a estufar as redes foi Praxedes.

Sob olhar de D'Alessandro

Ainda que não faça mais parte do elenco, D'Alessandro segue ligado ao Inter. Na data em que o clube divulgou um documentário que narra a trajetória dele vestindo a camisa vermelha, o meia de 39 anos esteve no Beira-Rio acompanhando a partida. Atualmente ele defende o Nacional, do Uruguai, mas em razão das restrições impostas pela pandemia de novo coronavírus ainda não conseguiu se unir ao grupo.

Goiás faz homenagem a torcedora símbolo

Uma torcedora símbolo do Goiás morreu hoje (10). A Tia Fia, como era conhecida, sempre foi presente na vida do clube. O Esmeraldino fez nota de pesar, declarou três dias de luto, utilizou a foto dela para divulgar a escalação do time e informou que as cinzas da torcedora serão depositadas no campo do estádio Hailé Pinheiro.

FICHA TÉCNICA
INTER 1 X 0 GOIÁS
Data
: 10/01/2021 (Domingo)
Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Edina Alves Batista
Auxiliares: Danilo Ricardo Simon Manis e Neuza Ines Back
VAR: José Claudio Rocha Filho
Cartões amarelos: Breno, Heron (GOI);
Gols: Praxedes, do Inter, aos 42 minutos do primeiro tempo;

Inter
Marcelo Lomba; Rodinei, Moledo, Cuesta e Moisés; Rodrigo Dourado (Lucas Ribeiro), Nonato (Lindoso), Praxedes, Caio Vidal (Marcos Guilherme) e Patrick (Peglow); Thiago Galhardo (Abel Hernández).
Técnico: Abel Braga

Goiás
Tadeu; David Duarte, Fábio Sanches e Heron; Shaylon, Breno (Daniel), Ariel Cabral (Miguel Figueira), Douglas Baggio (Índio) e Jefferson; Rafael Moura (Vinicius) e Fernandão.
Técnico: Glauber Ramos