Topo

Brasileirão - 2020

Valendo vaga no G4, Palmeiras x Grêmio será mais que "prévia" de decisão

Alisson e Gabriel Menino disputam bola em partida válida pelo primeiro turno do Brasileirão - Cesar Greco/S.E.P Palmeiras
Alisson e Gabriel Menino disputam bola em partida válida pelo primeiro turno do Brasileirão Imagem: Cesar Greco/S.E.P Palmeiras

Do UOL, em São Paulo

10/01/2021 04h00

Palmeiras e Grêmio brigarão por uma vaga na próxima Libertadores não só na final da Copa do Brasil, mas também pelo Campeonato Brasileiro. Na próxima sexta-feira (15), no Allianz Parque, os dois times se enfrentarão pela 30ª rodada, e a partida tem tudo para ser mais que uma mera "prévia" da decisão.

O Palmeiras vai para o confronto embalado por mais uma vitória, dessa vez em cima do Sport, por 1 a 0. Porém, antes do jogo, o time terá a sua partida de volta contra o River Plate, pela semifinal da Libertadores, na terça (12).

Já o Grêmio empatou com o Fortaleza por 0 a 0. O time chegou a marcar um gol no primeiro tempo, com Pepê, mas foi anulado pela arbitragem. O empate deixa uma sensação de chance desperdiçada ao gremista. O time poderia ter alcançado a vice-liderança.

Com esses resultados, Grêmio e Palmeiras continuam com a quinta e sexta posições, agora com 49 e 47 pontos, respectivamente.

Um resultado positivo no confronto direto da próxima sexta-feira seria bem-vindo ao Palmeiras. O time tem um jogo a menos em relação ao Grêmio e, caso vença, pode ir para o clássico contra o Corinthians, jogo atrasado, já dentro do G4. Já o Grêmio, caso leve a melhor no confronto, conseguirá se desgarrar do Palmeiras na tabela e entrar na briga pelas primeiras colocações.

Estrategicamente, o G4 pode ser uma verdadeira necessidade para ambos os times, ainda que ainda disputem uma vaga para a Libertadores de 2021 por meio da Copa do Brasil —ou também pela própria Libertadores, no caso do Palmeiras.

Na forma como a tabela está atualmente, as quinta e sexta colocações levariam para a fase preliminar da competição continental. Isso representaria quatro jogos decisivos logo no começo da temporada para alcançar a fase de grupos --uma temporada com ainda menor tempo de preparo, diga-se, devido a um calendário espremido em meio à pandemia. Com ambos os times enfrentando uma reta final exaustiva, a vaga direta para a fase de grupos se torna algo essencial para o bem-estar do elenco.

Essas projeções, no momento, aparecem como um "plano B" nos objetivos de Palmeiras e Grêmio, ambos focados nos mata-matas que terão pela frente. Todo esse cenário pode ser alterado conforme o resultado de ambos nas Copas, o que faria surgir até mesmo um G8 no Campeonato Brasileiro.

Caso o Grêmio não consiga chegar no G4, uma possível conquista do Palmeiras na Libertadores —cuja final está marcada para antes da decisão da Copa do Brasil— liberaria uma vaga direta ao quinto colocado. Já o Palmeiras pode ser beneficiado pela vitória do Grêmio na Copa do Brasil, ainda que perca a final.

A realidade, porém, é que nenhum dos dois times querem depender dessas projeções, e um resultado positivo no confronto direto da próxima rodada ajudará muito nisso.