Topo

Atlético-GO e Bahia ficam no empate e continuam na parte de baixo da tabela

Do UOL, em São Paulo

10/01/2021 20h05

Com o objetivo de permanecer na primeira divisão nacional, Atlético-GO e Bahia se enfrentaram neste domingo (10), em partida válida pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro, e ficaram no 1 a 1, gols de Pereira e Gabriel Novaes.

Com o resultado, a equipe goianiense chega aos 36 pontos e perde a chance de encostar na parte de cima da tabela. Já o time baiano segue em uma péssima fase, vai para 29 pontos e continua entre os últimos colocados do torneio.

Na próxima rodada, o Dragão jogará diante do do Atlético-MG, fora de casa, no Mineirão, no dia 17, próximo domingo, enquanto o Tricolor de Aço joga apenas dia 20, quarta-feira, diante do Athletico-PR, em casa, pois a partida contra o Corinthians, válida pela próxima rodada, foi adiada para dia 28 de janeiro.

Primeiro gol de mandante

O gol de Pereira, aos seis minutos, foi o primeiro gol de uma equipe mandante na 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. Curiosamente, cinco partidas aconteceram anteriormente, em que os cinco times donos da casa não balançaram as redes adversárias ao menos uma vez.

Fase Bahia

O tropeço deste fim de semana é só mais um na péssima sequência que vive o Bahia. Antes de entrar em campo neste domingo (10), eram sete derrotas consecutivas, sendo cinco no Brasileirão e duas na Copa Sul-Americana, e nove partidas consecutivas sem saber o que é vencer.

Quem foi bem: Jean

O goleiro do Atlético-GO foi fundamental para o resultado da partida, aparecendo em momentos em que o Bahia estava melhor no jogo. No final do primeiro tempo, defendeu dois chutes de dentro da área e permitiu que o Dragão fosse para os vestiários vencendo por 1 a 0.

No segundo tempo, nada pode fazer no gol de empate do Bahia, porém mais algumas boas intervenções evitaram uma virada da equipe adversária.

Quem foi mal: Thiago Andrade

O ataque do Bahia foi muito mal no primeiro tempo, com pouca movimentação e relevância, sendo que as poucas chances foram finalizadas por jogadores de outras posições. O atacante Thiago Andrade pouco apareceu e foi substituído logo no intervalo por Rossi,

Atuação do Atlético-GO

A equipe comandada pelo técnico Marcelo Cabo aproveitou bem os primeiros minutos para sair na frente e jogar com a vantagem. O time da casa chegou a ceder algumas chances durante a pressão do Bahia, porém o goleiro Jean fez uma atuação marcante e manteve o resultado positivo.

Porém, a falta de iniciativa e a postura muito defensiva custou caro, já que a equipe levou o gol de empate na parte final do segundo tempo.

Atuação do Bahia

Mesmo jogando fora de casa, o Bahia fez questão de se colocar à frente dentro de campo e não dar espaço para o adversário ter a posse de bola. Utilizando constantemente Daniel e Fessin, o time de Dado Cavalcante criou bastante, mas pecou na finalização na primeira etapa.

A persistência foi um ponto importante, pois o gol de empate saiu com uma bela jogada pela direita e com a concentração do time mesmo com o jogo caminhando para a reta final.

História do Jogo

A partida começou já com o Atlético-GO indo para cima e fazendo valer o fator casa. A pressão teve sucesso logo aos seis minutos, quando o volante Pereira aproveitou o escanteio cobrado por Natanael e abrir o placar a favor da equipe goianiense.

Depois do gol, o Bahia saiu mais do seu campo de defesa e foi em busca do empate. O gol só não saiu na primeira etapa por causa da grande atuação do goleiro Jean, que aos 40 minutos fez duas defesas difíceis em arremates de Matheus Bahia e Fessin, na sequência.

A segunda etapa começou no mesmo ritmo do final da anterior: Bahia com a posse de bola e criando chances de gol, enquanto o Atlético se segurava e esperava uma brecha para um contra-ataque e tentar ampliar a vantagem.

Depois de tanto pressionar, os visitantes chegaram ao empate com Gabriel Novaes, que subiu mais do que a zaga adversária e cabeceou para baixo, sem chances para Jean.

FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-GO 1 X 1 BAHIA

Competição: 29ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 10/01/2021
Horário: 18h15
Local: Estádio Antônio Accioly, em Goiânia (GO)
Árbitro: Anderson Daronco (Fifa/RS)
Assistentes: Rafael da Silva Alves (Fifa/RS) e Michael Stanislau (RS)
VAR: Jean Pierre Gonçalves Lima (RS)
Cartões amarelos: Pereira e Nicolas (Atlético-GO); Ramon (Bahia)
Gol: Pereira, aos seis minutos do primeiro tempo e Gabriel Novaes aos 29 minutos do segundo tempo

Atlético-GO: Jean; Dudu, Oliveira, Éder e Natanael (Roberson); Pereira (Willian Maranhão), Matheus Vargas e Chico (Janderson); Ferrareis (Nicolas), Wellington Rato e Zé Roberto (Arnaldo). Técnico: Marcelo Cabo

Bahia: Douglas; Nino Paraíba, Ernando, Juninho e Matheus Bahia (Juninho Capixaba); Gregore, Juan Ramírez (Ramon) e Daniel (Alesson); Fessin (Marco Antonio), Thiago Andrade (Rossi) e Gabriel Novaes. Técnico: Dado Cavalcanti