Topo

Grêmio faz última viagem longa antes de 'mata-mata' no Brasileirão

Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

09/01/2021 04h00

O jogo entre Fortaleza e Grêmio pode até ficar em segundo plano, quando o torcedor gremista olha para a sequência final do Campeonato Brasileiro. Mas o duelo de hoje (9), no Ceará, vale bastante. O time de Renato Gaúcho faz no Castelão a última partida com viagem mais longa e às vésperas de um verdadeiro mata-mata no Brasileirão. Mas para os confrontos diretos valerem mesmo, é preciso ganhar agora.

Fortaleza e Grêmio jogam às 21h (horário de Brasília). O time da casa estreia Enderson Moreira, anunciado como substituto de Marcelo Chamusca. A equipe gremista defende 13 jogos de invencibilidade no Brasileirão.

Depois do Ceará, o Grêmio vai para Rio de Janeiro, Paraná e São Paulo (duas vezes). O fato não é pouca coisa e foi até citado por Renato Gaúcho recentemente. Deslocamentos longos sempre pesaram bastante no planejamento do treinador, que não se melindra para preservar atletas. Quatro titulares sequer viajaram ao Ceará, aliás, como o UOL Esporte revelou.

Ganhar do Fortaleza, na 29ª rodada, mantém o Grêmio em alta e sustenta o ambiente de decisão para as rodadas seguintes. Se vencer, o time gaúcho chega a 51 pontos e entra em série de partidas contra quatro times que também estão no topo da tabela do campeonato.

O Grêmio joga com Palmeiras, Atlético-MG, Internacional e Flamengo. Assim mesmo, um atrás do outro. Nos dias 15, 20, 24 e 28 de janeiro, respectivamente. Ganhar nestes jogos significa muito para ficar perto do líder São Paulo, adversário de partida marcada para 17 de fevereiro, em Porto Alegre.

Mas tudo passa pela Arena Castelão, pelo jogo diante do Fortaleza.

"Não está dando para apostar em vitória de nenhum time, tem acontecido resultados que ninguém esperava", disse Diogo Barbosa, lateral do Grêmio.

Confira sequência de jogos do Grêmio no Brasileirão

09/01 (sábado): Fortaleza x Grêmio, em Fortaleza (CE)
15/01(sexta-feira): Palmeiras x Grêmio, em São Paulo (SP)
20/10 (quarta-feira): Grêmio x Atlético-MG, em Porto Alegre (RS)
24/01 (domingo): Internacional x Grêmio, em Porto Alegre (RS)
28/01 (quinta-feira): Grêmio x Flamengo, em Porto Alegre (RS)
31/01 (domingo): Coritiba x Grêmio, em Curitiba (PR)
07/02 (domingo): Grêmio x Santos, em Porto Alegre (RS)
13/02 (sábado): Botafogo x Grêmio, no Rio de Janeiro (RS)
17/02 (quarta-feira): Grêmio x São Paulo, em Porto Alegre (RS)
21/02 (domingo): Grêmio x Athletico-PR, em Porto Alegre (RS)
24/02 (quarta-feira): Red Bull Bragantino x Grêmio, em Bragança Paulista (SP)