Topo

Vasco

Partido político aciona STF e pede que Leven Siano tome posse no Vasco

Candidato Leven Siano, da chapa Somamos, se considera o presidente eleito do Vasco da Gama - Divulgação / Chapa Somamos
Candidato Leven Siano, da chapa Somamos, se considera o presidente eleito do Vasco da Gama Imagem: Divulgação / Chapa Somamos

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

08/01/2021 01h18

O Solidariedade ingressou nesta quinta-feira (7) — no primeiro dia após o recesso judiciário — com um ação no Supremo Tribunal Federal (STF) questionando a validação da eleição do Vasco do dia 14 de novembro que proclamou Jorge Salgado como novo presidente. O partido político solicita que o ex-candidato Leven Siano tome posse. A informação inicial foi dada pelo site "Jota" e confirmada pelo UOL Esporte.

A ação foi baseada numa Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF), que consiste em "evitar ou reparar lesão a preceito fundamental decorrente da Constituição, resultante de qualquer ato (ou omissão) do Poder Público". O relator do caso no STF é o ministro Dias Toffoli.

Vale lembrar que Leven Siano já havia ingressado com uma ação no Supremo Tribunal Federal para tentar validar a eleição presidencial ocorrida em 7 de novembro. Ele alega que venceu o pleito. Na ocasião, porém, a ministra Carmen Lúcia negou o recurso.

Na tarde desta quinta-feira, um grupo de apoiadores de Leven realizou um protesto em frente ao Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) contra a decisão que legitimou Jorge Salgado.

Vasco