Topo

Geromel, Cortez e Maicon: Grêmio tem 12 contratos perto do fim. Veja lista

Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

08/01/2021 04h00

O Grêmio tem mais de um time perto do final de contrato. A lista de 12 jogadores do elenco principal perto do encerramento do vínculo tem reforços recentes, campeões da Libertadores, líderes do elenco e até apostas que não deram certo. O UOL Esporte mostra a situação de cada um.

Três jogadores possuem contrato até o final do Brasileirão: Julio César, Robinho e Luiz Fernando. Os demais nomes têm compromisso até dezembro.

Julio César

O goleiro chegou ao Grêmio livre depois de deixar o Fluminense, mas nunca se afirmou. Primeiro, foi suplente imediato de Paulo Victor. Em 2020, perdeu ainda mais espaço com a chegada de Vanderlei e já foi informado que não irá renovar contrato. Tem 34 anos e recebeu sondagens do futebol português ao longo da temporada.

Robinho

Contratado depois de obter na Justiça a rescisão do vínculo com Cruzeiro, sofreu com a falta de ritmo de jogo e não teve mais espaço após atuações discretas. Recentemente se recuperou de lesão muscular e voltou a ser relacionado, mas com poucos minutos. A tendência é que não fique.

Luiz Fernando

Emprestado pelo Botafogo, o meia-atacante tem cláusula para prorrogar o contrato até o final da temporada. Renato Gaúcho e os dirigentes enxergam no jogador uma boa alternativa de velocidade para o lado do campo. Durante lesão de Alisson, cresceu na hierarquia. Deve ficar.

Vanderlei

Titular absoluto do Grêmio desde o início de 2020, Vanderlei demandou investimento de mais de R$ 3 milhões e deve ampliar o vínculo com o Grêmio. O contrato atual vai até dezembro.

Brenno

Formado nas categorias de base do Grêmio, o goleiro não teve espaço no time profissional e chegou a receber ofertas para deixar Porto Alegre por empréstimo. O clube gaúcho não topou. Nas próximas semanas, o jogador de 21 anos deve receber proposta para renovar.

Victor Ferraz

Sonho antigo de Renato Gaúcho, o lateral direito foi trocado por Madson em operação com o Santos e sempre foi visto como titular ideal do time. Problemas musculares afetaram maior sequência e a diretoria deve analisar o caso em breve. Tendência é receber oferta para renovar. O vínculo com o atleta de 32 anos se encerra em 31 de dezembro.

Leonardo Gomes

Sem atuar desde setembro de 2019, por conta de rompimento de ligamentos do joelho e depois fratura na patela, o lateral direito deve prorrogar contrato, que termina em dezembro, por pelo menos mais uma temporada. A previsão dos médicos é de volta aos gramados no final do primeiro semestre deste ano.

Pedro Geromel

Anunciado em 23 de dezembro de 2013, zagueiro é um dos líderes do elenco e ídolo da torcida. Já encaminhou acordo para ampliar o contrato e anúncio deve ser feito em março. O atual vínculo se encerra em 31 de dezembro.

David Braz

Envolvido na venda de Marinho ao Santos, zagueiro ganhou pontos ao longo de 2019 e 2020. É visto como peça importante do elenco e deve prorrogar o contrato, que também termina no fim deste ano.

Bruno Cortez

Campeão da Copa Libertadores de 2017, lateral esquerdo perdeu a titularidade no ano passado com a chegada de Diogo Barbosa. Ainda assim, é visto como importante liderança no grupo. Deve receber oferta para renovar. Permanência depende de acordo.

Maicon

Volante tem o sonho de encerrar a carreira no Grêmio e já afirmou, em anos anteriores, ter a meta de atuar até o final de 2022. Até o momento, as tratativas para prorrogar o vínculo não avançaram. É a situação mais complexa de toda a lista de contratos perto do final. Outro que tem vínculo até 31 de dezembro.

Diego Souza

Artilheiro do Grêmio na atual temporada, Diego Souza renovou no segundo semestre do ano passado até dezembro e avisou aos dirigentes que planejava se aposentar ao fim da temporada 2021. A ideia surpreendeu o clube e também estafe do jogador, que depois admitiu a possibilidade de seguir jogando mais um tempo.