Topo

Especialista relaciona cansaço de Mbappé com possíveis sequelas da covid

Kylian Mbappé foi diagnosticado com a covid-19 em setembro - Getty Images
Kylian Mbappé foi diagnosticado com a covid-19 em setembro Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

08/01/2021 14h09

Jean-Bernard Fabre, cientista do esporte e doutor em fisiologia, relacionou o cansaço de Kylian Mbappé ao coronavírus. O atacante do PSG foi diagnosticado com a covid-19 no início de setembro e ficou cerca de 15 dias afastado dos jogos da equipe francesa.

Fabre citou o coronavírus ao ser questionado pelo jornal Le Parisien sobre o motivo de Mbappé estar com dificuldades para atingir a melhor forma na temporada.

"Há algo para pensar: ele teve a covid. No entanto, em nossa pesquisa, nos questionamos se uma fadiga subjacente não poderia se instalar, mesmo para os jovens que não tiveram sintomas, e perturbar o sistema nervoso com um alto nível de esforço", disse.

"Em alta intensidade, o cérebro deve ser capaz de enviar impulsos suficientes aos músculos para que eles se contraiam muito rapidamente e com muita força para permitir uma corrida muito rápida e forte. Talvez seja parte dos pequenos efeitos colaterais da doença. Além disso, muitos jogadores que tiveram a covid são uma sombra de si mesmos. E não só na França", acrescentou.

Apesar de não mostrar seu melhor futebol até aqui na temporada 2020-21, Mbappé tem números expressivos pelo PSG: são 19 jogos e 14 gols.

Porém, depois do empate com o Saint-Étienne nesta semana, o técnico do time de Paris, Mauricio Pochettino, cobrou melhor desempenho de Mbappé e do restante da equipe.

"Mbappé tem que melhorar, assim como os outros. Estou decepcionado, pois somos o PSG e queremos vencer. Acredito que temos que melhorar em muitos aspectos. Não foi o resultado que queríamos. Tivemos algumas ocasiões, posse, mas foi um empate. Necessitamos melhorar muito", disse.