Topo

OPINIÃO

Arnaldo: "São Paulo está sabotando chance de sair da fila via Brasileirão"

Do UOL, em São Paulo

08/01/2021 18h13

Na derrota para o Red Bull Bragantino na última quarta-feira, o São Paulo não mudou a forma de jogar depois de ver o time adversário abrir vantagem, vendo sua vantagem diminuir para alguns dos concorrentes na disputa pelo título brasileiro, além de ter chamado a atenção o comportamento de Fernando Diniz à beira do gramado com Tchê Tchê.

No podcast Posse de Bola #89, Arnaldo Ribeiro afirma que os problemas do São Paulo não foram apenas dentro de campo contra o time de Bragança Paulista, mas também nos bastidores, citando atraso no pagamento de salário e perda de voo como motivos para desfalques, longa folga dada após a derrota, considerando que algumas questões de comendo podem sabotar o próprio time na disputa pelo título brasileiro.

"A pista tinha sido dada antes de o São Paulo entrar em campo, na escalação, nas ausências estranhas. Teve problema nessa transição toda de comando, de contrato, de dívida, de voo atrasado, de folga exagerada, então nós estamos aqui no Posse de Bola, o Inter já foi a Fortaleza, ganhou do Ceará e já voltou a Porto Alegre, o São Paulo até agora está de folga, é uma completa ausência de comando", diz o jornalista (no vídeo a partir de 21:37).

Arnaldo acredita que será preciso a direção do São Paulo intervir em algumas questões com Fernando Diniz, como diz já ter ocorrido em outras oportunidades desde que o técnico chegou ao clube devido à falta de experiência dele em lidar com uma disputa de título, ainda mais considerando o longo jejum tricolor.

"Fernando Diniz não é capaz de liderar um time numa situação dessa e ainda mais na fila, ele precisa e precisou nesse tempo todo, 16 meses de São Paulo, de intervenções pós intervenções, ele não é capaz tecnicamente, profissionalmente e psicologicamente, isso está claro, o Fernando Diniz não tem condição de levar o barco sozinho", diz o jornalista.

"O São Paulo está sabotando uma possibilidade talvez inédita de sair da fila via Campeonato Brasileiro, que é o mais difícil, faltando dez rodadas porque não tem comando, não tem gente capaz para isso. Não dá para depender do Fernando Diniz, o Fernando Diniz é um técnico que tem uma nota só e nunca ganhou um campeonato na vida, ele não sabe lidar com essas situações", completa.

Ele ainda afirma que após a derrota para o Red Bull Bragantino, como uma resposta para o torcedor, deveria ter sido feita uma reunião entre dirigentes e o comando técnico do São Paulo, incluindo alguns dos líderes do time em campo.

"O que aconteceu dentro e fora de campo exigiria de um clube com comando uma resposta imediata no dia seguinte, reunião de cúpula, junta todo mundo, Muricy, Raí, presidente novo, Fernando Diniz, Fernando Diniz e Tchê Tchê, Daniel Alves, Juanfran, que não jogou porque tem dívida, e os caras foram para a folga. Tinham acabado de voltar da folga do ano novo e vão ter na semana que vem mais folga. A resposta ao torcedor que está na fila há dez anos foi folga, só não tem a folga na tabela agora", diz Arnaldo.

"São erros de comando, o São Paulo trocou o comando efetivamente, trocou de presidente, trocou algumas peças na direção, não trocou a comissão técnica e os jogadores, claros, porque lideravam o campeonato, eram todos elogiados. Agora, tem uma coisa que essa comissão técnica e esses jogadores não sabem, eles não têm intimidade com a conquista, o treinador do São Paulo nunca conquistou nada, o treinador do São Paulo sob pressão é vocês viram na beira do campo contra o Bragantino", afirma Arnaldo.

"O São Paulo só chegou a essa escalação que ganhou a liderança do Brasileiro por uma intervenção da diretoria, não foi via Fernando Diniz, o Fernando Diniz não teria colocado o Luan para jogar como titular, o Fernando Diniz não sabe reagir. Agora, o Fernando Diniz assessorado pode em um campeonato desse ir tocando e administrando uma vantagem de 6 pontos desde que os caras trabalhem", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter). A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts.

Você pode ouvir o Posse de Bola em seu tocador favorito, quando quiser e na hora que quiser. O Posse de Bola está disponível no Spotify e na Apple Podcasts, no Google Podcasts e no Castbox . Basta buscar o nome do programa e dar play no episódio desejado. No caso do Posse de Bola, é possível ainda ouvir via página oficial do UOL e YouTube do UOL. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.