Topo

Libertadores - 2020

"Choque de futebol": Conmebol libera áudio de árbitros em lance de Marinho

Marinho é derrubado por Izquierdoz nos minutos finais de Boca Juniors x Santos, mas arbitragem não marca pênalti - Reprodução/YouTube
Marinho é derrubado por Izquierdoz nos minutos finais de Boca Juniors x Santos, mas arbitragem não marca pênalti Imagem: Reprodução/YouTube

Do UOL, em São Paulo

07/01/2021 11h54Atualizada em 08/01/2021 08h29

A Conmebol publicou, na manhã de hoje (7), um vídeo (assista abaixo) com o áudio da arbitragem no lance envolvendo o atacante Marinho, do Santos, em um pênalti não marcado contra o Boca Juniors - o duelo, válido pela semifinal da Libertadores, terminou empatado em 0 a 0.

A confederação adotou nesta temporada a iniciativa de divulgar a atuação de seus árbitros em lances no qual o VAR for acionado. Ainda assim, ontem à noite a diretoria do Santos enviou ofício à entidade cobrando agilidade na publicação do material, a fim de entender o que foi comunicado entre os juízes após o zagueiro Izquierdoz derrubar o atacante no finalzinho do segundo tempo. Roberto Tobar, árbitro da partida, sequer foi ao monitor.

No início do áudio, o chileno Tobar, ao acompanhar o lance, grita no microfone: "Limpo! Nada!". Segundos depois, ainda sem replay, Eduardo Gamboa, assistente do VAR, entra em cena: "[Marinho] se deixa cair".

O árbitro de vídeo Juan Gabriel Benitez, então, toma a palavra: "Há um contato. Toque [o play], deixe seguir", disse ele, enquanto Gamboa pede para Tobar "retardar".

Assista ao momento do diálogo:

"Eu quero ver em velocidade normal. Ok, ele [Izquierdoz] colocou a perna, vendo de trás, não retome [o jogo]. Como você vê, Eduardo [Gamboa]? Eu quero ver a velocidade normal", disse o árbitro de vídeo.

"Não, choque de futebol", afirmou o assistente do VAR, antes de Benitez concordar: "Seguimos. Roberto [Tobar], continue. Seguimos". O jogo, então, foi retomado sem a marcação da penalidade.

Reposta do Santos e busca por apoio da CBF

O presidente do Santos, Andres Rueda, enviou hoje novo ofício ao presidente da Conmebol, Alejandro Dominguez, e ao responsável pela Comissão de Arbitragem da entidade, Wilson Seneme, solicitando a tomada de providências sobre o ocorrido.

"Mais uma vez, presenciamos um episódio que não condiz com as recentes melhorias, os investimentos e os pilares de desenvolvimento da Conmebol nos últimos dois anos", disse Rueda. "Solicitamos que isso não ocorra mais. São dois clubes muito grandes, dois dos maiores times do Mundo, e isso só atrapalha o espetáculo. Queremos que as tecnologias sejam bem utilizadas e que todos sejam tratados da mesma forma."

O Santos também enviou ofícios para os presidentes da Confederação Brasileira de Futebol, Rogério Caboclo, e da Federação Paulista de Futebol, Reinaldo Carneiro Bastos, pedindo apoio e medidas enérgicas diante do ocorrido.

"Já chega. Está acontecendo com muitos clubes e solicitamos que isso não ocorra mais e, principalmente, os atos não fiquem impunes", declarou Rueda. "Reiteramos nossa confiança para a adoção das medidas cabíveis, primando sempre pelo espírito do Fair Play e pelo profissionalismo nas competições organizadas pela entidade."