Topo

Libertadores - 2020

Árbitro de Santos x Boca Jrs. já foi acusado de racismo por brasileiro

Árbitro Wilmar Roldán ouve reclamações de santistas durante jogo das quartas da Libertadores 2020, contra o Grêmio - Amanda Perobelli-Pool/Getty Images
Árbitro Wilmar Roldán ouve reclamações de santistas durante jogo das quartas da Libertadores 2020, contra o Grêmio Imagem: Amanda Perobelli-Pool/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

07/01/2021 17h43

O árbitro escolhido pela Conmebol para apitar o jogo de volta da semifinal da Copa Libertadores entre Santos e Boca Juniors, na quarta-feira (13), já foi acusado de racismo por um brasileiro. O colombiano Wilmar Roldán ainda tem no currículo outras controvérsias menores envolvendo times brasileiros, além de episódios recentes que deram muito o que falar.

Roldán foi acusado de racismo em 2011, em partida na qual o São Paulo foi eliminado da Copa Sul-Americana daquele ano pelo Libertad (PAR). Segundo o então são-paulino Juan, lateral brasileiro, o árbitro o chamou de macaco antes de expulsá-lo. "Sai daqui, macaco", teria dito. O caso nunca deu em nada.

O árbitro colombiano também tem histórico de decisões controversas envolvendo times brasileiros. Em 2013 ele voltou a irritar são-paulinos ao marcar um pênalti para o Arsenal de Sarandí, no Pacaembu, em jogo da Copa Libertadores. Em 2017 foi alvo da fúria de flamenguistas na final da Copa Sul-Americana, na qual assinalou pênalti que no fim daria o título ao Independiente (ARG) no Maracanã.

Roldán também apitou um dos jogos entre Boca Juniors e Racing, nas quartas de final desta Libertadores - Juan Mabromata-Pool/Getty Images - Juan Mabromata-Pool/Getty Images
Roldán também apitou um dos jogos entre Boca Juniors e Racing, nas quartas de final desta Libertadores
Imagem: Juan Mabromata-Pool/Getty Images

Wilmar Roldán, porém, não cria discussões apenas entre torcedores brasileiros. Em abril de 2019, ele virou piada quando pediu o auxílio do VAR em um jogo do Campeonato Colombiano que não dispunha da tecnologia. Sete meses depois, também na Colômbia, ele ofereceu o apito a um jogador do Deportivo Cali que reclamava de suas decisões. "Apite você, então", teria dito ao atleta.

Apesar dos episódios, Roldán é um árbitro experiente e tem vasto currículo. Aos 40 anos, já apitou em duas finais de Libertadores seguidas, em 2012 (Corinthians x Boca Juniors) e 2013 (Atlético-MG x Olímpia), participou da Copa do Mundo de 2014 e comandou a final da Copa América do ano seguinte. Ele apitou também Santos x Grêmio, o jogo de volta da semifinal desta atual Libertadores, sem grandes problemas na ocasião.

Santos e Boca Juniors definem um dos finalistas da Copa Libertadores 2020 às 19h15 (de Brasília) de quarta-feira, na Vila Belmiro. A conta é simples após o 0 a 0 no jogo de ida: quem vencer se classifica, o empate com gols é dos argentinos e a repetição do resultado leva aos pênaltis.