Topo

Brasileirão - 2020

Sport vence, ultrapassa o Fortaleza e aumenta jejum de vitórias do Tricolor

Do UOL, em São Paulo

06/01/2021 22h29

No duelo entre os Leões pernambucano e cearense, o Sport levou a melhor ao vencer o Fortaleza por 1 a 0 pela 28ª rodada do Brasileirão Série A, na Ilha do Retiro. O único gol da partida foi marcado por Thiago Neves, aos 9 minutos do primeiro tempo.

Com o resultado, o Sport chegou a 32 pontos na tabela e ultrapassou justamente o Fortaleza, avançando para a 14º posição. O Tricolor cearense ocupa agora a 15º colocação do campeonato nacional, com 31 pontos, apenas três a mais que o Vasco, que abre a zona de rebaixamento na 17ª colocação, mas disputou duas partidas a menos que o Fortaleza. O Leão do Pici também acumula um jejum de seis partidas sem vitória.

Na próxima rodada o Sport enfrenta o Palmeiras em jogo marcado para 9 de janeiro de 2021, às 19h, no Ilha do Retiro, em Recife, enquanto o Fortaleza encara o Grêmio no Castelão (CE), em Fortaleza, no sábado (9) às 21h.

Confira como ficou a tabela do tabela do Brasileirão com a vitória do Sport.

Gol

Sport: Thiago Neves , aos 9 minutos do primeiro tempo
Marquinhos recebeu na esquerda, sambou pra cima da marcação e fez o passe para Thiago Neves na meia-lua. O meia pegou de primeira e bateu de chapa no canto direito de Felipe Alves, raspando a trave antes de entrar.

Atuação do Sport

De forma pouco comum nesse Brasileirão, o Sport tomou a iniciativa das ações ofensivas do jogo logo no começo, ainda que a primeira chance clara de gol tenha sido criada apenas aos nove minutos. A oportunidade, porém, foi muito bem aproveitada por Thiago Neves, que garantiu aos donos da casa a abertura no placar.

A vantagem no marcador resultou instantaneamente em uma mudança de postura dos donos da casa, que recuou suas linhas ofensivas e passou a permitir que o Fortaleza tivesse mais posse de bola. Os visitantes, porém, pouco ameaçaram.

Na volta do intervalo, a postura defensiva do Sport se tornou ainda mais evidente, mas apesar de muito pressionados, os donos da casa seguraram a vantagem no placar até o apito final.

Atuação do Fortaleza

O Tricolor cearense foi pressionado pelo Sport a partir do pontapé inicial e viu o adversário abrir o placar logo aos 9 minutos. Com a desvantagem, o Fortaleza naturalmente se lançou mais ao jogo, mantendo-se por mais tempo no campo de ataque do Sport e finalizando dez vezes. Entretanto, nenhuma delas acertou a meta de Luan Polli.

Como esperado, o Fortaleza voltou do intervalo tomando a iniciativa. A insistência do Leão do Pici foi finalmente premiada aos 22 minutos da etapa final, quando Éderson balançou as redes. Porém, após checagem do VAR, o tento cearense foi corretamente anulado.

Cronologia do jogo

O Sport abriu o placar logo aos 9 minutos, quando Marquinhos encontrou Thiago Neves na entrada da área do Fortaleza e o camisa 30 abriu o placar com um belo chute de chapa no canto superior direito do goleiro Felipe Alves.

O gol precoce alterou o panorama do jogo, cuja iniciativa passou a ser do Fortaleza, que apesar de ter tido mais volume de jogo, demonstrou dificuldade para criar boas oportunidades de gol. Ainda assim, aos 22 minutos do segundo tempo, o atacante Éderson chegou a balançar as redes após boa assistência de Ronald, mas o tento foi anulado com a ajuda do VAR, porque o camisa 91 estava em condição de impedimento.

FICHA TÉCNICA
SPORT 1 X 0 FORTALEZA

Local: Ilha do Retiro, Recife

Data: 6 de janeiro de 2021, quarta-feira

Horário: 20h30 (de Brasília)

Árbitro: Raphael Claus

Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse e Neuza Ines Back

Cartões amarelos: Maidana , Ronaldo Henrique e Marcão (Sport); Bruno Melo (Fortaleza)

Gol: Thiago Neves, aos 9 minutos do primeiro tempo (Sport).

SPORT: Luan Polli; Patric, Adryelson, Maidana , Júnior Tavares, Raul Prata; Ronaldo Henrique, Marcão, Thiago Neves; Marquinhos, Dalberto . Técnico: Jair Ventura.

FORTALEZA: Felipe Alves; Wanderson, Paulão, Carlinhos; Gabriel Dias, Ronald, Felipe, João Paulo; Osvaldo, Wellington Paulista, Romarinho. Técnico: Marcelo Chamusca.

Este conteúdo foi gerado pelo sistema de produção automatizada de notícias do UOL e revisado pela redação antes de ser publicado.