Topo

Por que time de Beckham na MLS pode ser obrigado a mudar de nome

David Beckham, durante evento de lançamento do Inter Miami - Divulgação/Inter Miami
David Beckham, durante evento de lançamento do Inter Miami Imagem: Divulgação/Inter Miami

Do UOL, em São Paulo (SP)

06/01/2021 04h00

Após a temporada de estreia na MLS, o Inter Miami, clube que tem o ex-jogador David Beckham como proprietário, pode ser obrigado a mudar de nome, por conta da Inter de Milão.

Em 2014, o clube italiano entrou com um pedido de marca no Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos (USPTO) para utilizar e resguardar o termo "Inter" em tudo que diz respeito ao futebol em território americano.

A última decisão do USPTO, de 9 de dezembro de 2020, indicou que não existe relação entre o clube de Milão e o time americano, já que o Inter Miami não demonstrou nenhum vínculo com a Internazionale, em qualquer associação que poderia causar confusão a um consumidor das competições que as equipes disputam (MLS e Campeonato Italiano).

Na temporada de estreia na principal liga norte-americana de futebol, o time de Beckham avançou aos playoffs, mas foi eliminado na primeira rodada, nos pênaltis contra outro estreante, o Nashville SC.

A batalha legal contra a Inter de Milão continua a ser travada nos tribunais americanos, mas não se sabe com certeza se o Inter Miami precisará mudar de nome no futuro. Um eventual ajuste forçado de marca certamente custaria milhões de dólares ao clube de Beckham.