Topo

Vasco

Pec refaz trajetória, brilha no sub-20 e é reintegrado por Luxa no Vasco

Gabriel Pec, de 19 anos, foi destaque no título da Copa do Brasil sub-20 e retornou ao profissional do Vasco - Rafael Ribeiro / Vasco
Gabriel Pec, de 19 anos, foi destaque no título da Copa do Brasil sub-20 e retornou ao profissional do Vasco Imagem: Rafael Ribeiro / Vasco

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

06/01/2021 04h00

Um passo atrás para dar dois na frente em seguida. Esta foi a reviravolta que ocorreu na ainda curta carreira do jovem Gabriel Pec, de 19 anos. Visto como uma promessa das divisões de base do Vasco, o meia-atacante retornou ao time sub-20 por opção própria e acabou brilhando nas conquistas recentes da Copa do Brasil e do Campeonato Carioca da categoria. Com seu status renovado, foi recompensado ao ser novamente efetivado ao elenco profissional, agora com o prestígio em alta.

Curiosamente, o mesmo Vanderlei Luxemburgo que o "pinçou" foi o que havia dado a primeira oportunidade no time de cima em 2019, na primeira passagem do treinador por São Januário. Na ocasião, porém, Pec era muito franzino e não conseguiu repetir as mesmas atuações que o destacaram na base.

Frasista, Luxa chegou a brincar, em sua apresentação na última segunda-feira (4), lembrando do físico de "filé de borboleta" do jovem, mas fazendo questão de elogiá-lo e também o restante da equipe sub-20 pelo título da Copa do Brasil.

"Todo mundo sabe que gosto de olhar para a base. O Pec subiu comigo no ano passado [em 2019, na verdade] e ele era um filé de borboleta. Ele encorpou, e as jogadas dele são mais decisivas do que antes. Gostei muito, mas gostei da equipe. Todo mundo acha que se essa equipe for colocada no time de cima, vai salvar o Vasco da Gama. Calma (risos)! Vi o Riquelme [lateral esquerdo] jogando, é muito garoto, é muito franzino. O paraguaio [Matías Galarza] chega bem, mas falta alguma coisa. Em todos falta alguma coisa. É muita responsabilidade para um grupo que acabou de ganhar um campeonato", avaliou.

Decisivo em finais e com jogadaça em partida do título

A estrela de Gabriel Pec brilhou nas decisões recentes do sub-20. O jovem fez um gol na primeira partida da final do Campeonato Carioca, contra o Botafogo, na semifinal da Copa do Brasil, diante do Atlético-MG, e no jogo de ida da final da competição nacional, contra o Bahia.

No último domingo, no empate em 3 a 3 com os baianos que sacramentou o título, ele fez uma jogadaça, onde enfileirou nada menos do que quatro marcadores e tocou para Laranjeira somente empurrar para o fundo da rede.

O meia-atacante tem contrato com o Vasco até agosto de 2024.

Auxiliar de Luxa acompanhou decisão

Em uma das primeiras missões da comissão técnica, o auxiliar de Vanderlei Luxemburgo, Mauricio Copertino, acompanhou in loco a decisão da Copa do Brasil sub-20 entre Vasco e Bahia, em São Januário, já preparando um relatório do que pode ser extraído deste time campeão.

Além de Gabriel Pec, os meias Caio Lopes, Matías Galarza e Laranjeira, o lateral esquerdo Riquelme e os atacantes MT e João Pedro também deverão ser observados por Luxa, mas não neste primeiro momento, onde ficam de férias até o dia 19 de janeiro e em seguida retornam aos treinamentos visando a Supercopa do Brasil sub-20, onde enfrentarão o vencedor do Campeonato Brasileiro em jogo único.

Ontem (5), por exemplo, Pec já treinou com os profissionais na atividade da tarde comandada por Luxemburgo.

Vasco