Topo

Atlético-MG

Atlético-MG oficializa Rodrigo Caetano como diretor de futebol

Rodrigo Caetano é o novo executivo de futebol do Galo - Ricardo Duarte/Inter
Rodrigo Caetano é o novo executivo de futebol do Galo Imagem: Ricardo Duarte/Inter

Guilherme Piu

Do UOL, em Belo Horizonte

06/01/2021 19h41

O Atlético-MG agiu rápido e oficializou a contratação de seu novo diretor de futebol após a saída de Alexandre Mattos. O executivo Rodrigo Caetano foi anunciando na noite de hoje (6) para dirigir uma das pastas mais importantes do clube.

O nome do profissional foi escolhido pela nova diretoria do clube, comandada por Sérgio Coelho, presidente eleito no fim do ano passado, e que tomou posse no último dia 4.

Rodrigo Caetano desembarcou na manhã desta quarta-feira em Belo Horizonte e se reuniu com a cúpula alvinegra na parte da tarde. O profissional chega para ser uma ponte entre à Cidade do Galo e a sede de Lourdes, coração administrativo do Atlético-MG.

Caetano ocupará a vaga de Alexandre Mattos, demitido na última segunda-feira (4), e trabalhará em conjunto com a presidência atleticana, e o grupo colegiado, formado pelos mecenas que investem dinheiro no clube: Rubens Menin, Rafael Menin, Renato Salvador e Ricardo Guimarães.

De acordo com o Atlético-MG, Rodrigo Caetano já se apresentará aos jogadores e demais funcionários amanhã (7), na Cidade do Galo. O profissional será apresentado na sexta-feira (8).

Em entrevista recente ao UOL Esporte, Rodrigo Caetano falou sobre o papel de um gestor de futebol.

"Um gestor não somente contrata jogadores, vamos muito mais além disso. Criamos e fortalecemos processos, e gerenciamos pessoas. Em um ano em que a humanidade sofreu muito, conseguimos através do diálogo a credibilidade e fazer uma boa gestão nesse caos que foi e segue sendo essa pandemia junto a jogadores e funcionários. Fui atleta de futebol profissional por 13 anos e mais dez anos de categoria de base, minha formação foi toda no Grêmio. Depois, com uma lesão importante ainda nos meus 27 anos, projetei minha continuidade no futebol em outra função. Aos meus 33 anos, recebi convite para parar e trabalhar, o primeiro trabalho no RS Futebol, clube empresa, com o Paulo César Carpegiani na época. Foi ali que consegui, realmente, direcionar para a parte acadêmica. Depois trabalhei no Grêmio como executivo, procurei fazer a minha especialização em gestão empresarial e de pessoas. O fato de ter sido atleta me traz a experiência dentro de campo, a experiência de poder me relacionar com os jogadores como eu gostaria que os dirigentes tivessem relacionado comigo lá atrás, e obviamente que também para a parte de cima da cadeia hierárquica, dirigentes e outras instituições e utilizar da minha formação, porque somente ter sido atleta não me credenciaria em nada. Fui buscar formação, especialização, hoje ministro palestras em cursos diversos de gestão no esporte, gestão no futebol", comentou.

Quem é Rodrigo Caetano?

Nascido em Santo Antônio da Patrulha, cidade da Região Metropolitana de Porto Alegre, Rodrigo Caetano tem 42 anos e foi jogador profissional, revelado pelo Grêmio. Encerrou a carreira precocemente por causa de uma lesão e isso acelerou sua entrada nos bastidores do futebol, convidado, em 2003, para trabalhar no RS Futebol, convidado pelo ex-jogador e ex-treinador Paulo César Carpegiani.

Entre 2005 e 2008 trabalhou no Grêmio, convidado por Paulo Pelaipe, que à época era dirigente estatutário do Tricolor Gaúcho, e hoje atua também como dirigente de futebol.

Entre 2009 e 2011 que ganhou maior projeção pelo trabalho realizado no Vasco. Naquela época o executivo ajudou no retorno do clube carioca à Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro e participou de uma conquista da Copa do Brasil.

Atuou ainda como executivo do Fluminense, chegando ao título brasileiro de 2012, e participou da apelação nos tribunais para evitar o rebaixamento do Tricolor, em 2013.

No ano de 2014 voltou ao Vasco, que mais uma vez voltava à Série A. No ano seguinte, Caetano assumiu o Flamengo, onde ficou até 2017, demitido em março após eliminação no Campeonato Carioca. Em 2018 chegou ao Internacional, saindo do Colorado no fim do ano passado.

Atlético-MG