Topo

Palmeiras tem problema de última hora e enfrenta River com meio da base

Abel Ferreira conversa com o elenco do Palmeiras antes de treino na Academia de Futebol - Cesar Greco
Abel Ferreira conversa com o elenco do Palmeiras antes de treino na Academia de Futebol Imagem: Cesar Greco

Do UOL, em São Paulo

05/01/2021 04h00Atualizada em 05/01/2021 21h16

River Plate (ARG) e Palmeiras começam a disputar hoje (5), às 21h30, no estádio Libertadores da América, a semifinal da Copa Libertadores. As equipes estão confirmadas, e o técnico Abel Ferreira decidiu fazer um meio-campo apenas com jogadores criados nas categorias de base: Danilo, Patrick de Paula e Gabriel Menino. No aquecimento, Luan sentiu dores na região lombar e precisou ser cortado — Alan Empereur atuará em seu lugar.

Escalações confirmadas

RIVER PLATE: Armani; Montiel, Rojas, Pinola e Casco; Nacho Fernández, Pérez e De La Cruz; Suárez, Borré e Carrascal. Técnico: Marcelo Gallardo

PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha, Alan Empereur, Gustavo Gómez e Viña; Danilo, Patrick de Paula e Gabriel Menino; Gustavo Scarpa, Rony e Luiz Adriano. Técnico: Abel Ferreira

Duelo dos melhores ataques

Rivais na mesma fase em 1999, quando o Verdão venceu o seu único título da competição, os times possuem o melhor ataque da Libertadores: o River fez 31 gols, e o Palmeiras, 29.

Líder do Grupo D, que tinha LDU (EQU), São Paulo e Binacional (CHI), o time argentino eliminou no mata-mata o Athletico-PR e Nacional (URU). Já o Verdão, dono da melhor campanha na primeira fase, avançou no Grupo B, que contava com Guaraní (PAR), Bolívar (BOL) e Tigre (ARG). Nas oitavas, eliminou o Delfín (EQU) e o Libertad (PAR), nas quartas.

Onde assistir

A partida será transmitida pelo SBT e pela Conmebol TV para todo o Brasil. O Placar UOL fará a transmissão em tempo real.

Suspensos e liberados

O River conta com a volta do lateral esquerdo Casco, que estava machucado, enquanto Zé Rafael e Gabriel Veron são novidades no Palmeiras, depois de uma infecção no pé esquerdo e uma lesão na coxa direita, respectivamente. Não há atletas suspensos.

No departamento médico

O River não terá Angileri, lesionado, enquanto o Palmeiras não levou para a viagem Felipe Melo, Luan Silva e Wesley, que se recuperam de cirurgias. Mayke tornou-se mais um problema no Verdão, pois contraiu a Covid-19.

Estratégias dos técnicos

No fim de semana, o River empatou com o Boca Juniors (ARG) em 2 a 2 pela Copa Maradona — Gallardo usou boa parte de seus titulares no Superclássico. Marcelo Gallardo ficou bastante incomodado com as falhas defensivas de sua equipe e nem deu entrevista após a partida. A volta de Casco é um alento, já que ele chegou a improvisar Pinola, mais lento, na lateral esquerda. A ideia é não ter uma defesa tão pesada contra o ataque rápido do Verdão.

Abel Ferreira, por sua vez, esperava por esse intervalo maior entre jogos para recuperar o grupo fisicamente. O último jogo do Palmeiras aconteceu na quarta passada (30), quando eliminou o América-MG e se garantiu na decisão da Copa do Brasil. A principal mudança na equipe pode ser a volta de Gabriel Menino à lateral direita, diante do retorno de Zé Rafael. Danilo e Raphael Veiga devem completar o meio-campo.