Topo

Manchester United

Conmebol defende Cavani após suspensão por suposto racismo

Cavani usou o termo "Gracias, negrito" ao responder um fã no Instagram - Reprodução/Instagram
Cavani usou o termo "Gracias, negrito" ao responder um fã no Instagram Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL, em São Paulo

05/01/2021 12h09

A Conmebol, entidade responsável pelo futebol na América do Sul, saiu em defesa do jogador uruguaio Edinson Cavani, do Manchester United, após o atleta levar três jogos de suspensão por uma frase interpretada como racista.

"A medida disciplinar para o jogador destacado da seleção uruguaia claramente não leva em consideração as características culturais e o uso de certos termos na fala cotidiana do Uruguai", afirmou a entidade.

Além da Conmebol, o atleta também recebeu apoio do sindicato dos jogadores uruguaios e da academia de letras do Uruguai.

Em um story, Cavani foi parabenizado por um amigo e respondeu "gracias, negrito" ("obrigado, negro", em tradução livre). A publicação foi interpretada pela Federação Inglesa como um post de cunho racista, e acabou punindo o atacante com três jogos de suspensão.

O atacante pediu desculpas pela publicação e, em nota, o Manchester United disseram confiar que "a Comissão Reguladora independente deixará claro em suas razões por escrito que Edinson Cavani não é racista, nem havia qualquer intenção racista em relação ao seu cargo".

Confira a nota da Conmebol na íntegra:

"A Conmebol expressa sua solidariedade ao jogador Edinson Cavani, sancionado pela Federação Inglesa de Futebol. A medida disciplinar para o jogador destacado da seleção uruguaia claramente não leva em consideração as características culturais e o uso de certos termos na fala cotidiana do Uruguai.

O julgamento desses tipos de declarações, no âmbito de um processo que pode acarretar em penalidades para o atleta e que afetam sua reputação e bom nome, deve ser sempre realizado levando em consideração o contexto em que foram feitas e, sobretudo, as peculiaridades culturais de cada jogador e de cada país.

A Conmebol condena e sempre condenará com a maior energia qualquer manifestação racista ou discriminatória, mas o caso específico para o qual Cavani foi sancionado não constitui uma delas."

Manchester United