Topo

Palmeiras

Amigo de Abel, Rubens Jr vê semelhanças com Felipão e acredita na vitória

Marcello Zambrana/AGIF
Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Brunno Carvalho

Do UOL, em São Paulo

05/01/2021 12h03

Abel Ferreira se agacha e brada com um grito que deixa sua voz mais aguda: "avante, Palestra!". A imagem encerra a peça comercial sobre o programa de sócio-torcedor do Palmeiras e tem sido veiculada em TV aberta. Em pouco mais de dois meses, o treinador português caiu nas graças da torcida e virou o símbolo de um time que sonha em conquistar o bicampeonato da Libertadores.

O clube e o treinador encontram uma situação semelhante com a vez em que a taça foi conquistada. O River Plate novamente será o adversário na semifinal, com o primeiro jogo na Argentina e o segundo no Brasil. Titular na disputa em 1999, o ex-lateral Rubens Junior acredita que não apenas o cenário é semelhante como também Abel Ferreira lembra Luiz Felipe Scolari, responsável por comandar aquela equipe ao título.

"Ele tem um perfil muito parecido com o do Felipão. Abraça, fica junto dos jogadores, mora na concentração se for necessário. Ele dá a vida pelo clube dele, e é assim que o futebol tem que ser. Quando os jogadores sentem que existe uma entrega de corpo e alma, isso fortalece o coletivo", analisa.

Rubens Junior conhece bem os dois personagens. A parceria no Vitória de Guimarães, de Portugal, entre 2002 e 2004, se transformou em amizade com Abel Ferreira. De longe, o ex-lateral acredita que o português entrará em breve para a história do clube alviverde.

"Não me surpreende a torcida já ter abraçado ele. Quando ele foi para o Palmeiras, comentei com alguns amigos que ele ia se dar muito bem. A gente sabe que no Brasil tem a pressão por títulos, mas ele já mostrou que pode ter uma vida longa no clube. Não sei se vai ser agora, mas com toda certeza ele vai dar títulos para o Palmeiras e entrar para a história. Basta ter paciência e acreditar".

Rubens Junior desarma Sergio Berti, durante a partida de ida da semifinal da Libertadores de 99 - France Presse/France Presse - France Presse/France Presse
Rubens Junior desarma Sergio Berti, durante a partida de ida da semifinal da Libertadores de 99
Imagem: France Presse/France Presse

Acreditar foi o que Felipão fez com Rubens Junior na última vez que Palmeiras e River se enfrentaram em uma semifinal da Libertadores. Com 24 anos, o lateral foi escalado para substituir Junior, um dos líderes da equipe e que havia sido expulso nas quartas de final contra o Corinthians.

"Eu cheguei no Palmeiras sabendo que não seria titular, porque o Junior estava em ótima fase. O Felipão falava sempre comigo, dizia que me colocaria sempre que pudesse para jogar e me prometeu um título. Só não imaginava que seria o título da Libertadores", brinca.

"Quando a oportunidade apareceu contra o River, o Felipão tratou de me incentivar no meio do grupo. Deu-me uma moral muito grande, falava para os jogadores confiarem em mim, tocar a bola para mim. Isso é muito importante para um jogador que está começando".

Naquela oportunidade, o Palmeiras perdeu o primeiro jogo por 1 a 0, em Buenos Aires. Na volta, perdeu inúmeros gols, mas saiu com a classificação para a final após vencer por 3 a 0. Agora, Rubens Junior acredita que o clube terá dificuldade semelhante, mas confia na ida para a decisão.

"O Palmeiras tem totais condições de ganhar. Não vai ser fácil, porque o River deve encarar esse jogo como uma revanche, mas será 50-50. Espero que o Palmeiras saia vencedor".

Palmeiras