Topo

São Paulo

Resultados do primeiro turno fariam São Paulo ser campeão com antecedência

Fernando Diniz comanda o São Paulo em partida do Campeonato Brasileiro - Rubens Chiri/SPFC
Fernando Diniz comanda o São Paulo em partida do Campeonato Brasileiro Imagem: Rubens Chiri/SPFC

Eder Traskini

Do UOL, em Santos (SP)

04/01/2021 12h00

Se os líderes do Campeonato Brasileiro repetirem a campanha das 11 últimas rodadas do primeiro turno, ninguém tira o título do São Paulo. O Tricolor Paulista teve o melhor aproveitamento no período e manteria a vantagem na liderança da competição.

Contra os 11 times que ainda precisa enfrentar, o time de Fernando Diniz está invicto. Venceu cinco (Athletico Paranaense, Atlético-GO, Palmeiras, Botafogo e Flamengo) e empatou com seis (Red Bull Bragantino, Santos, Internacional, Coritiba, Ceará e Grêmio) no primeiro turno, marcando 20 gols e sofrendo apenas sete. Foram 21 pontos conquistados, com aproveitamento de 63%.

Com um jogo a menos, o Flamengo é a principal ameaça para o Tricolor Paulista. No entanto, o aproveitamento dos cariocas contra as 12 equipes que ainda precisa enfrentar é inferior ao do São Paulo. O Rubro-Negro venceu seis (Fluminense, Goiás, Athletico, Sport, Vasco e Corinthians), empatou quatro (Palmeiras, Grêmio, Red Bull Bragantino e Inter) e perdeu duas partidas (Ceará e São Paulo), com 61% de aproveitamento. Assim, conquistaria 22 pontos, apenas um a mais do que a equipe do Morumbi.

Por fim, o Atlético-MG de Jorge Sampaoli tem o pior aproveitamento contra as 11 equipes que ainda precisa enfrentar entre os líderes do torneio. Foram cinco vitórias (Red Bull Bragantino, Atlético-GO, Grêmio, Vasco e Goiás), dois empates (Fluminense e Sport) e quatro derrotas (Santos, Fortaleza, Bahia e Palmeiras), aproveitamento de 51%, conquistando 17 pontos dos 33 possíveis.

Assim, caso o cenário se repetisse, o São Paulo levantaria o troféu do Brasileirão antes da última rodada do torneio, justamente contra o concorrente Flamengo, no Morumbi. Nessa hipótese, o Tricolor chegaria ao confronto com os cariocas já como campeão.

São Paulo