Topo

Santos

Pepe, sobre vencer o Boca na Bombonera: "Uma das maiores da minha carreira"

Ex-ponta Pepe, lenda do Santos e bicampeão mundial com a seleção brasileira - Luiz Carlos Murauskas/Folhapress
Ex-ponta Pepe, lenda do Santos e bicampeão mundial com a seleção brasileira Imagem: Luiz Carlos Murauskas/Folhapress

Eder Traskini e Gabriela Brino

Do UOL, em Santos

04/01/2021 04h00

Ídolo do Santos, o ex-ponta esquerda Pepe, que formou o ataque dos sonhos ao lado de Dorval, Mengálvio, Coutinho e Pelé, acredita que o time pode bater o Boca Juniors nesta quarta-feira (6), às 19h15, na Bombonera, no jogo de ida da semifinal da Copa Libertadores.

O histórico camisa 11 relembrou a partida que fez contra os argentinos na final da competição em 1963, com vitória por 2 a 1 na Bombonera após ter triunfo por 3 a 2 na primeira partida. Para o "Canhão da Vila", não havia missão impossível para aquele Santos.

"Era muito difícil ganhar dos argentinos na casa deles, principalmente porque eles tinham grandes times e, naquela época, procuravam segurar os jogadores para ganhar a Libertadores e o Mundial ao invés de negociar com a Europa. Hoje vendem e ficam mais fragilizados. Ganhar do Boca Juniors lá era muito difícil, quase impossível, mas para o time do Santos não existia tarefa impossível", disse Pepe, em entrevista ao UOL Esporte.

"Ganhamos de 2 a 1 de virada, jogando com uma torcida incrível. Eu nunca vi uma pressão tão grande de uma torcida em todos os 750 jogos que fiz no Santos. Quase não escutávamos o apito do juiz. Mas o time do Santos era acostumado a grandes decisões e conseguiu essa vitória histórica, que considero uma das maiores da minha carreira", completou.

A "incrível" torcida do Boca Juniors, porém, não estará presente no duelo desta semana, como manda o protocolo da Conmebol por causa da pandemia do coronavírus. Sem os argentinos nas arquibancadas, Pepe vê vantagem para o Peixe.

"Sem torcida eu acho vantajoso para o Santos. É um fator que o Santos pode explorar bastante e jogar de igual para igual, com condições de conseguir uma grande vitória. Procurem jogar seu futebol, não se preocupem em devolver botinada. Eles vão ser provocados, têm muitos jogadores internacionais e experientes que vão fazer isso para conseguir uma expulsão para ter vantagem. O Santos tem que começar e terminar com 11 jogadores para ganhar o jogo. É isso que eu tenho a dizer para essa molecadinha do Santos que está brilhando", aconselhou Pepe.

O Peixe enfrentou o Boca Juniors quatro vezes na competição de clubes mais importante do continente. Foram duas finais disputadas: em 1963 e em 2003, com um título para cada lado. Na época de Pepe, o Peixe venceu os dois jogos. Já no duelo mais recente, com Robinho e Diego, o Santos foi duas vezes derrotado.

Santos