Topo

Brasileirão - 2020

Reta final pode levar até 8º colocado do Brasileirão para a Libertadores

Troféu da Copa Libertadores é exposto antes da final de 2017 - Juan Mabromata/AFP
Troféu da Copa Libertadores é exposto antes da final de 2017 Imagem: Juan Mabromata/AFP

Do UOL, em São Paulo

04/01/2021 04h00

A definição dos classificados para a final da Copa do Brasil e para as semifinais da Libertadores aumentou a chance de o Campeonato Brasileiro classificar até seu oitavo colocado para a próxima edição do torneio continental.

Grêmio e Palmeiras, que disputam a final da Copa do Brasil, ocupam quinta e sexta posições do Brasileirão. Como o campeão do torneio mata-mata tem vaga direta na Libertadores, sua vaga passará ao sétimo colocado se ele terminar entre os seis primeiros do torneio nacional.

O oitavo colocado do Brasileirão também pode garantir classificação caso a atual edição da Libertadores tenha um campeão brasileiro. Santos e Palmeiras, que disputam a semifinal contra times argentinos, podem liberar outra vaga para 2021.

Caso um deles seja campeão e fique da sétima posição para cima junto com o vencedor da Copa do Brasil, o Brasileirão daria uma vaga à Libertadores ao oitavo colocado. Hoje, é justamente o Santos que aparece na oitava colocação.

A final da Libertadores está marcada para o dia 30 de janeiro. As semifinais, que já começam nesta semana, terão Palmeiras x River Plate e Boca Juniors x Santos.

As finais da Copa do Brasil acontecerão nas semanas seguintes. Palmeiras e Grêmio se enfrentarão nos dias 3 e 10 de fevereiro.

Errata: este conteúdo foi atualizado
A final da Libertadores está marcada para o dia 30 de janeiro, não 23.