Topo

Palmeiras

Palmeiras usa métodos da Academia na base e bate recordes como resultado

Gabriel Menino e Patrick de Paula durante treino do Palmeiras na Academia de Futebol - Cesar Greco
Gabriel Menino e Patrick de Paula durante treino do Palmeiras na Academia de Futebol Imagem: Cesar Greco

Thiago Ferri

Do UOL, em São Paulo

03/01/2021 04h00

A temporada de 2020 ficou marcada no Palmeiras pelo desenvolvimento no profissional de garotos criados na base. Foram 11 atletas formados no Verdão que fizeram sua estreia no time de cima no ano, recorde no século, e alguns deles com destaque, como Gabriel Menino, Patrick de Paula, Danilo e Gabriel Veron.

Isto é resultado de uma mentalidade que o clube criou no CT de Guarulhos (SP), onde o jogador sub-20 já é tratado como profissional. Até as preparações física e fisiológica são baseadas nos métodos utilizados na Academia de Futebol.

"Os atletas do sub-20 sabem que são jogadores profissionais, são atletas com contrato profissional, com a mesma rotina do futebol profissional. O jogo é diferente, porque no profissional tem jogadores mais desenvolvidos, mais experientes, mas os processos e exigências são as mesmas. O atleta, mesmo em período final de formação biológica, chega muito perto do ideal para performar no profissional", contou o coordenador científico Daniel Gonçalves, ao UOL Esporte.

Há um contato frequente entre Vinicius Ponzio, fisiologista do profissional, e Guilherme Bergamo, que ocupa o mesmo cargo na base. Os preparadores físicos Marco Aurélio Schiavo, Thiago Maldonado e Rudy Pracidelli, também, sempre trocam informações com Lucas Itaberaba, preparador do time sub-20. A ideia é ter uma metodologia de trabalho uniforme do sub-15 ao profissional.

"Um contato constante com unificação de processos permite atingir metas para os atletas em desenvolvimento na base para quando chegar no profissional sentir menos as diferenças, principalmente físicas e fisiológicas entre as categorias. Por isso é importante, e assim vamos conhecendo também melhor o perfil do atleta", acrescentou Daniel.

Ter o conhecimento mais detalhado dos jogadores é parte importante, pois o Palmeiras faz um trabalho físico com cronograma de treinos individualizado para cada atleta. Ou seja, além da atividade comandada por Abel Ferreira no campo, os atletas têm uma agenda no Centro de Excelência para melhorar de acordo com a necessidade física de cada um.

Entre os 11 garotos que subiram, aqueles com mais jogos são: Gabriel Menino (48), Patrick de Paula (39) e Gabriel Veron (34), que se recupera de uma pequena lesão na coxa direita. Pelo trabalho feito com eles em Guarulhos, a avaliação é de que o trio chegou tão bem preparado que está entre os que aguentam a maior carga de trabalho no elenco.

"Patrick, Menino e Veron foram muito bem desenvolvidos na base. Antes de jogar em cima já tinham destaque, atletas que fisicamente são muito bem dotados. Estão no final da formação, algo precisa ser corrigido, seja ordem física ou técnica e tática, ou até mental, mas em termos de intensidade e dinâmica de treino, por serem jovens e adaptados, fazem cargas maiores que a maioria do grupo. A gente individualiza os treinos e alguns têm mais condições de realizar trabalhos, e mais necessidade também, porque o estilo de jogo requer uma condição física avantajada. Acabam fazendo até mais que a média do grupo", encerrou.

Os garotos que estrearam em 2020 foram: Patrick de Paula, Gabriel Menino, Wesley, Alan, Angulo (emprestado ao Botafogo), Gabriel Silva, Danilo, Renan, Aníbal, Marcelinho e Fabrício. Um dos principais formadores no Brasil, o Palmeiras investiu nos últimos três anos cerca de R$ 90 milhões no departamento de base.

Este é considerado o maior investimento da história do clube no futebol amador e a expectativa é de que continue assim em 2020. A estrutura do CT de Guarulhos já conta com equipamento similares aos da Academia de Futebol, mas a ideia é seguir desenvolvendo o local e construir um hotel. Por conta da pandemia, a obra antes prevista para 2020 teve de ser adiada.

Palmeiras