Topo

Fluminense

Marlon vai bem na Turquia, e Fluminense projeta lucro com lateral em 2021

Ex-Fluminense, Marlon vive bom momento no futebol da Turquia - Lucas Merçon/Fluminense FC
Ex-Fluminense, Marlon vive bom momento no futebol da Turquia Imagem: Lucas Merçon/Fluminense FC

Caio Blois

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

01/01/2021 04h00

Emprestado ao Trabzonspor, da Turquia, o lateral-esquerdo Marlon vive boa fase no futebol europeu. Depois de ir bem no Boavista, de Portugal, o jovem de 23 anos é titular absoluto mais uma vez no Velho Continente. O Fluminense, que possui 50% dos seus direitos econômicos, espera lucrar com ele em 2021.

Por conta de uma punição da Uefa por descumprir o Fair Play Financeiro, o Trabzonspor esteve fora das competições organizadas pela entidade máxima do futebol europeu em 2020. Além disso, ficou impedido de ir ao mercado da bola nas janelas de transferências para comprar novos jogadores.

A saída foi um empréstimo com opção de compra. No ato da cessão temporária, o clube turco pagou R$ 1 milhão ao Fluminense. Apesar dos valores da cláusula de transferência definitiva ao fim da temporada, em junho de 2021, o Tricolor vê Marlon como um ativo e o inclui como possibilidade de venda para o próximo ano.

Apesar da gratidão ao Fluminense, que o comprou junto ao Criciúma, o jogador deseja seguir na Europa desde sua saída do clube, em 2019. As boas atuações em Portugal e Turquia o credenciam a seguir carreira longe do Brasil, um sonho antigo na carreira de Marlon, que deixou Cascavel aos 12 anos para tentar a sorte como jogador de futebol.

No Trabzonspor, clube de estrutura vultuosa e que deve voltar às competições europeias em 2021, Marlon vê grande possibilidade de crescimento profissional. "Com moral" no clube, ele já disputou 12 jogos e deu uma assistência - além de outras duas na pré-temporada e um gol em uma disputa de pênaltis, pela Copa da Turquia.

Siga o UOL Esporte no

Com o jogador em campo, a equipe emendou oito jogos de invencibilidade, interrompida apenas na derrota por 2 a 0 para o gigante Galatasaray. A adaptação foi rápida e auxiliada pela presença dos brasileiros Vitor Hugo, ex-Palmeiras, e Flávio, ex-Bahia.

Apesar das diferenças do futebol, o lateral, que evoluiu defensivamente em Portugal, tem tido boas atuações e agrada aos fanáticos torcedores, que mesmo com as restrições da pandemia de coronavírus o param nas ruas da cidade portuária de Trabzon com pedidos de fotos e autógrafos.

Aos 23 anos, Marlon disputou 48 jogos pelo Fluminense e marcou um gol. Seu contrato foi renovado até dezembro de 2022 antes do empréstimo para o Trabzonspor, dando maior segurança para uma futura negociação pelo Tricolor.

Com prazo ainda longo, os turcos não chegaram a procurar o Fluminense ou o estafe do jogador para confirmar a compra, mas são altas as chances de uma negociação na janela de transferências do meio de 2021.

Fluminense