Topo

Palmeiras

Palmeiras chega a decisões no limite e aguarda "respiro" inédito para Abel

Atacante do Palmeiras, Rony treina na Academia de Futebol e deve voltar ao time - Cesar Greco
Atacante do Palmeiras, Rony treina na Academia de Futebol e deve voltar ao time Imagem: Cesar Greco

Thiago Ferri

Do UOL, em São Paulo

29/12/2020 04h00

O Palmeiras irá disputar as semifinais da Copa do Brasil e Libertadores com muitos jogadores em seu limite físico. Diante do calendário mais apertado que o costume pela pandemia do novo coronavírus, o técnico Abel Ferreira aguarda a primeira semana livre desde que chegou ao clube para poder trabalhar mais ideias. O problema é que antes de esse tempo chegar, o clube tem uma decisão pela frente, amanhã (30), contra o América-MG.

O técnico lamentou depois da vitória sobre o Red Bull Bragantino que ainda não teve tempo para de fato treinar a equipe. Desde que o português chegou, o Verdão disputou 16 partidas em 52 dias. Ou seja, um jogo a cada pouco mais de três dias.

O prazo curto faz com que seja possível realizar apenas trabalho regenerativo para os titulares e um treino tático com pouca movimentação antes dos confrontos. Mesmo com estas dificuldades, a equipe conquistou bons resultados —dez vitórias, quatro empates e duas derrotas até aqui—, mas tem apresentado uma queda de rendimento em partidas recentes, especialmente físico.

Na vitória sobre o Red Bull Bragantino, comparando-se com a ida diante do América-MG, Abel fez oito mudanças na escalação, pensando não necessariamente no torneio de mata-mata, mas em colocar a equipe mais "inteira" em campo. Rony, por exemplo, foi preservado e nem ficou no banco de reservas para evitar o risco de lesão.

No treino de ontem (28), o camisa 11 trabalhou sem limitações, assim como Mayke, que ficou fora das últimas duas partidas por conta de um edema muscular. Gabriel Veron, machucado, é uma ausência praticamente certa, enquanto Zé Rafael gera preocupação, pois tem uma infecção no pé esquerdo.

Depois de enfrentar o América-MG no estádio Independência, o Verdão terá um intervalo de cinco dias até duelar com o River Plate (ARG), terça que vem, pela semi da Libertadores. Na programação alviverde, o grupo só não irá treinar no dia 1º, quando o grupo receberá folga. Nas outras datas, inclusive dia 31, vão ocorrer atividades na Academia de Futebol.

Ainda que o tempo não seja relevante para grandes mudanças táticas, é desejado para recuperar melhor os atletas, já que o estilo de jogo de Abel depende muito da parte física, com marcação mais agressiva para tomar a bola do adversário. Depois de empatar em 1 a 1 no Allianz Parque, o Verdão precisará vencer em Belo Horizonte (MG) para chegar à final da Copa do Brasil.

Dos desfalques por lesões mais sérias, Felipe Melo é o que tem uma expectativa maior de retorno. O volante tem feito atividades físicas até com bola e quer jogar em janeiro, ainda que o prazo inicial de recuperação de sua cirurgia no tornozelo esquerdo fosse para fevereiro ou março. Wesley, que passou por cirurgia no joelho, deve voltar apenas na temporada que vem.

Palmeiras