Topo

Fluminense

Fluminense banca Marcão até o fim do Brasileiro e ganha tempo para 2021

Fluminense confia em Marcão para manter equipe na briga por vaga na Libertadores - Lucas Mercon/Fluminense FC
Fluminense confia em Marcão para manter equipe na briga por vaga na Libertadores Imagem: Lucas Mercon/Fluminense FC

Caio Blois e Leo Burlá

Do UOL, no Rio de Janeiro

29/12/2020 04h00

Os três jogos sem vitória não abalam a confiança do Fluminense em Marcão, que será mantido no comando tricolor até o fim do Brasileirão. Apesar da insatisfação de parte da torcida, a avaliação interna é que o técnico faz bom trabalho, e não há movimento algum para uma troca.

A cúpula tricolor, no entanto, evita traçar os planos para o ano que vem e optou por aguardar o desenrolar da competição nacional. A ideia é que o clube tenha um panorama um pouco mais claro para a próxima temporada antes de tomar decisões que signifiquem um grande impacto no futebol. Por ora, o clube espera para observar melhor a situação na tabela do Campeonato Brasileiro, até para ter mais informações para formular o planejamento da próxima temporada.

Como praticamente não haverá respiro entre o fim da competição nacional e o início do Carioca (o Flu terá 10 dias de férias), o possível debate sobre um eventual novo treinador ocorra mais próximo da parte final do Brasileirão. Até lá não há negociação com nenhum outro profissional e Marcão, auxiliar permanente do Flu, está mais que confirmado no banco de reservas.

O Fluminense vê uma pressão completamente fora do tom e enxerga paralelos com situação similar vivida por Odair Hellmann. O ex-treinador também teve de lidar com as cornetas após tropeços em sequência, mas os números deram respaldo ao catarinense, atualmente no Al-Wasl (EAU). Nas Laranjeiras, a tabela é analisada rodada a rodada e a performance é considerada satisfatória para o investimento que foi feito.

Em 2019, Marcão assumiu o cargo interinamente e ajudou o Tricolor a se livrar do rebaixamento. Como foi bem na missão de substituir Oswaldo de Oliveira, o ídolo do Flu é visto como alguém preparado e com capacidade de lidar com uma situação que é muito mais favorável atualmente. Entre o ano passado e 2020, o treinador realizou cursos e tem licenças até para trabalhar no futebol europeu.

Após as derrotas para Atlético-GO e São Paulo, o Flu ocupa a 7ª colocação e a Libertadores é sonho mais que palpável. A situação no Brasileirão, onde não venceu com o técnico, entretanto, causa certa preocupação em alguns setores.

As cinco próximas rodadas são vistas como decisivas para o futuro da equipe na competição e a definição do 2021 tricolor. Tanto que, em reuniões internas, técnico e diretoria fizeram questão de deixar claras as intenções pela manutenção do trabalho. Lideranças do elenco estão ao lado de Marcão, que goza de prestígio no clube com jogadores, funcionários e o diretor Paulo Angioni, além do presidente Mário Bittencourt.

A equipe tem alguns dias livres para encarar o rival Flamengo, mas mira a sequência que terá após o clássico contra o maior rival. Como enfrenta Corinthians, Sport, Coritiba, Botafogo, Goiás e Bahia, o Tricolor entende que esta série será determinante para apontar o futuro.

Fluminense