Topo

Abel tenta corrigir problema do Palmeiras com volta de Patrick e rodízio

Patrick de Paula, do Palmeiras, comemora seu gol diante do Athletico-PR com o técnico Abel Ferreira - Gero Rodrigues/Estadão Conteúdo
Patrick de Paula, do Palmeiras, comemora seu gol diante do Athletico-PR com o técnico Abel Ferreira Imagem: Gero Rodrigues/Estadão Conteúdo

Samir Carvalho

Do UOL, em São Paulo (SP)

26/12/2020 04h00

Após o empate contra o América-MG por 1 a 1, em pleno Allianz Parque, pelo jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil, o técnico Abel Ferreira identificou um problema no sistema de jogo do Palmeiras. O treinador português entende que o seu time está mais lento em campo.

Abel avalia internamente dois motivos principais para a lentidão palmeirense em campo: características de jogadores e parte física. O excesso de jogos preocupa bastante Abel. São 15 partidas em praticamente 50 dias - aproximadamente um jogo a cada três dias.

Para corrigir o problema, Abel mira o retorno de Patrick de Paula no meio-campo. O jogador, em fase final de recuperação de lesão muscular, é considerado um mais vertical que as opções que utiliza no momento - casos de Danilo, Zé Rafael e até Gabriel Menino. Além disso, ele pode utilizar Gabriel Menino pelos lados - tanto na lateral, como no meio e ataque.

Patrick de Paula está fora do time desde o início do mês e ficou mais perto de retorno após participar de atividade em campo reduzido com os demais companheiros. Até a última quinta-feira, ele só realizava transição física.

Em relação à parte física e excesso de jogos, Abel pode intensificar o "rodízio" para não cansar o time e chegar mais descansado para a semifinal da Copa Libertadores da América, diante do River Plate-ARG, em janeiro.

Contra o América-MG, mesmo sendo jogo decisivo, Abel Ferreira poupou os titulares Matías Viña e Luan. Os dois ficaram no banco de reservas, sendo que o uruguaio entrou no segundo tempo diante dos mineiros.