Topo

Flamengo fecha ano "zerado" de lesões, e Ceni ganha opções em reta final

Técnico Rogério Ceni durante treino do Flamengo - Alexandre Vidal / Flamengo
Técnico Rogério Ceni durante treino do Flamengo Imagem: Alexandre Vidal / Flamengo

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

24/12/2020 04h00

O Flamengo encerra 2020, aparentemente, com um problema a menos. Depois de diversas lesões ao longo da temporada, o departamento médico do Rubro-Negro tem, hoje, apenas Thiago Maia — que se recupera de uma operação no joelho esquerdo — e o técnico Rogério Ceni pode ganhar opções, além do já clichê "dor de cabeça boa".

Desfalque nos confrontos com Santos e Bahia, o volante Willian Arão está recuperado de uma problema na coxa direita, "zerando" a lista de lesionados, e está à disposição. O retorno acontece justamente em um momento em que o time conseguiu duas vitórias importantes e ganhou uma injeção de ânimo na caça ao São Paulo, líder do Campeonato Brasileiro.

Nos dois últimos jogos, o jovem João Gomes, cria da base, assumiu a vaga e teve um bom desempenho. Agora, cabe a Rogério Ceni a escolha de quem será o titular para encarar o Fortaleza, sábado, no Castelão.

A recuperação de Arão também se torna importante nos bastidores. Ao longo dos últimos meses, foram inúmeras lesões e o departamento médico esteve no centro de reclamações, com o trabalho sendo colocado em xeque. O setor, comandado pelo médico Marcio Tannure, — que esteve pressionado — inclusive, sofreu mudanças recentemente.

Willian Arão durante treino do Flamengo após lesão na coxa direita - Alexandre Vidal / Flamengo - Alexandre Vidal / Flamengo
Imagem: Alexandre Vidal / Flamengo

"Realizamos a reformulação exatamente por não estarmos satisfeitos com o que estava apresentando. Claro que uma mudança poderia ter um impacto negativo. Todas as decisões de saídas do departamento foram decididas por mim, a diretoria me deu apenas o respaldo. Eu assumo isso aqui completamente", disse Tannure, em coletiva realizada há pouco mais de um mês.

À época, ele ressaltou que, além de ser um ano "atípico" por conta da pandemia de coronavírus, muitos dos desfalques da equipe rubro-negra não foram causados em compromissos do clube, mas, sim, quando jogadores estavam à disposição das respectivas seleções, como foi o caso do zagueiro Rodrigo Caio, do atacante Pedro e do meia uruguaio Arrascaeta.

"Não tenho a menor dúvida não só a Covid, mas outros fatores vem contribuindo para isso [lesões]. Vale lembrar que o Flamengo é o time que mais jogou no ano, porque teve uma Recopa e uma Supercopa. É um ano completamente atípico. Dessas lesões, Rodrigo Caio se lesionou na Seleção. Pedro se lesionou na Seleção. Arrascaeta se lesionou na Seleção. Gabriel entorse no tornozelo, uma lesão traumática. Infelizmente a gente tem que responder por algo que a gente não controla".

Agora, após o último compromisso de 2020, a ideia é que Ceni possa contar com o maior número de peças possível para a reta final do Brasileiro, que vai até fevereiro do ano que vem.

Thiago Maia só na próxima temporada

A operação de Thiago Maia para a reconstrução dos ligamentos do joelho esquerdo, realizada no início deste mês, aconteceu após conversa entre Flamengo e Lille, da França, clube que detém os direitos do jogador. Como o UOL Esporte publicou, o volante tem período previsto de recuperação de ao menos oito meses. É claro que o processo pode ser acelerado, mas o caso é considerado complexo e o período estimado para retorno em cenários assim é longo.