Topo

Cruzeiro

Cruzeiro derrapa em rivais diretos e praticamente zera chance de acesso

Raposa tem apenas 1,4% de possibilidade de voltar à Série A do Brasileirão - Divulgação/Mineirão
Raposa tem apenas 1,4% de possibilidade de voltar à Série A do Brasileirão Imagem: Divulgação/Mineirão

Guilherme Piu

Do UOL, em Belo Horizonte

24/12/2020 04h00

No momento mais decisivo do Campeonato Brasileiro da Série B para o Cruzeiro, o time patinou, desperdiçou pontos valiosos contra rivais diretos e agora possui chances ínfimas de acesso à elite do futebol nacional no ano que vem. Nos três últimos jogos a Raposa empatou com o CSA e Avaí, e perdeu para a Ponte Preta, todos esses adversários que também estão na luta por uma vaga na Primeira Divisão. O efeito desses tropeços já é demonstrado pela matemática.

A falta de vitórias nas três partidas deixou o Cruzeiro, segundo cálculos matemáticos do site "Probabilidades do Futebol", mantido por estatísticos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com apenas 1,4% de possibilidade de acesso. Número quase oito vezes menor do que antes da partida contra o CSA, quando a própria UFMG apontava 10,8% de chances.

Mesmo com esse "fio de esperança" pela matemática, nem mesmo os jogadores do próprio Cruzeiro acreditam em ida à Primeira Divisão. Caso do zagueiro Ramon, que logo após a derrota para a Ponte Preta, por 2 a 1, na 31ª rodada da Série B, praticamente "jogou a toalha".

"É uma sequência complicada, que valia muito para o nosso objetivo final. O que tenho para falar é pedir desculpas ao torcedor, que não merece isso. Clube gigante, camisa que não merece passar o que a gente passou em 2020. Levantar a cabeça. Ano totalmente atípico para o Cruzeiro. Tem mais um jogo ainda nesse ano, jogar de cabeça erguida, para não passar por isso no próximo ano. É complicado pensar em acesso", disse após o apito final na derrota para a Ponte Preta, ao canal Premiere.

O próximo compromisso do Cruzeiro é contra o Cuiabá, daqui cinco dias (29/12), no Independência. O Dourado é o terceiro colocado e como luta pelo acesso dará trabalho para a Raposa, que está na 11º colocação com 40 pontos.

Até o técnico Felipão mudou o discurso, falou em "desânimo" após o revés em Campinas, e citou um trabalho para "pensar o clube" para 2021.

"Estamos trabalhando todos os dias para ter detalhes de uma equipe futura, melhor dos que estamos hoje. É desanimador para todo mundo, para torcedor, para os jogadores e para o técnico, principalmente. Temos que fazer uma reflexão para saber o que vamos fazer com o Cruzeiro no ano que vem. E o que é que pode ser feito em razão de tudo isso que aconteceu neste ano", analisou.

A sequência de jogos do Cruzeiro após a partida com o Cuiabá é a seguinte: Sampaio Corrêa (fora), Oeste (casa), Juventude (fora), Operário (casa), Náutico (casa), Paraná (fora).

Cruzeiro