Topo

Atlético-MG

Indefinição no futebol pode travar planejamento de 2021 no Atlético-MG

Sérgio Coelho trabalha nos bastidores com a transição de poder no Galo - Divulgação/Atlético-MG
Sérgio Coelho trabalha nos bastidores com a transição de poder no Galo Imagem: Divulgação/Atlético-MG

Guilherme Piu

Do UOL, Em Belo Horizonte

23/12/2020 04h00

O dia 4 de janeiro, até então, marca a data oficial da posse do novo presidente do Atlético-MG, o empresário Sérgio Batista Coelho, sucessor de Sérgio Sette Câmara, que deixará a cadeira principal do clube após um período de três anos. Apesar de o mandato do novo gestor ainda não ter começado, efetivamente, os trabalhos de transição já dão uma mostra do que o futuro dirigente terá pela frente.

Decisões importantes passam pelo departamento de futebol, o carro-chefe do Galo. O presidente já comenta que deseja reforços para a próxima temporada, que começará nos últimos dias de fevereiro — e logo ao fim do Brasileiro 2020 — por causa das mudanças no calendário em função da pandemia da Covid-19. Mas, antes de trazer reforços, Sérgio Coelho precisará definir a situação do comando de uma das mais importantes pastas alvinegras: Alexandre Mattos fica ou sai do clube?

Segundo apurou o UOL Esporte, Mattos segue trabalhando normalmente no Galo ainda sem a confirmação de sua situação, que tem previsão de ser definida após a posse de Coelho. Porém, passos importantes, como conversas com empresários visando acordos com atletas para o ano que vem, passam pela definição de quem tratará sobre esses assuntos. Até para o próprio mercado ter a confiança — mesmo sabendo do aporte financeiro de mecenas — em quem for negociar novos contratos.

Sérgio Coelho por algumas vezes já tratou do tema, mas não garante a permanência do diretor de futebol, mesmo com contrato até 2021. Situação oposta ao que ocorre com o técnico Jorge Sampaoli, com quem o futuro mandatário já admite querer esticar o vínculo até 2022 — o atual termina em dezembro de 2021.

A definição sobre quem será o responsável pelo diálogo com os agentes dos atletas é urgente. O nome do empresário Renato Salvador, um dos integrantes do grupo dos 4 R's — composto pelos mecenas Rafael e Rubens Menin, o próprio Renato Salvador e Ricardo Guimarães — foi citado por Coelho como "pessoa que estará ao seu lado" no futebol.

"O futebol é uma estrutura. Temos no futebol o presidente, uma pessoa que vai estar ao meu lado, que é o Renato Salvador, ajudando a tomar as decisões e a cuidar do futebol junto comigo, temos o diretor de futebol, hoje temos o gerente, que é o [Gabriel] Andreata, e temos o treinador", disse ao portal Fala Galo.

O próprio Coelho disse que deseja pelo menos quatro reforços: um lateral esquerdo, um volante, uma camisa 10 e um camisa 9. A chegada de um ala para jogar pela esquerda é prioridade, já que no atual elenco apenas Guilherme Arana, inclusive um dos grandes destaques do clube, é o único para a posição. E para conversas como essa é preciso definir quem será o interlocutor.

"Posso dizer lateral esquerdo, que não temos reservas, precisamos de pelo menos um volante, também, acho que todos concordam. E as demais posições, primeiro, nós faremos só contratações pontuais", disse Sérgio Coelho, em entrevista à Rádio 98 FM.

O nome de Dodô, ex-Cruzeiro, foi aventado como integrante da lista de Jorge Sampaoli. O jogador deixou a Raposa recentemente após acordo na Justiça do Trabalho. O lateral ainda não jogou em 2020 por causa desses problemas trabalhistas com o ex-clube, que terá que desembolsar R$ 15 milhões ao jogador. O pagamento será feito em 60 parcelas de R$ 250 mil a partir de 2022.

Atlético-MG